Saber os componentes que integram a nossa máquina permite-nos gerir melhor os recursos que temos ao nosso dispor e permite-nos planear eventuais necessidades de actualizações.
As ferramentas que estão disponíveis para esta tarefa são várias e cada uma tem a sua particularidade. Hoje trazemos o Hardware Freak, que vos vai permitir saber quais os componentes da vossa máquina, de uma forma diferente.
Por norma os softwares para identificação dos componentes têm na sua interface diferentes separadores onde a informação é apresentada de forma agrupada. O Hardware Freak não seguiu esta linha e apresenta a informação de forma diferente. Cada um dos diferentes segmentos de informação é apresentada numa interface específica e temos de avançar de segmento em segmento.
Esta forma de apresentar a informação permite que a sua detecção e apresentação seja feita apenas quando indicamos especificamente que pretendemos avançar. Ganhamos no tempo de processamento da informação e no acesso a esta.
A interface inicial do Hardware Freak apresenta-nos os diferentes componentes e permite que iniciemos o processo de recolha e apresentação. As zonas que o Hardware Freak acede são 5 e estão agrupadas pelos diferentes componentes.
A forma de usar o Hardware Freak é simples e tem dois modos distintos. O primeiro modo é a navegação pelos diferentes componentes pela ordem proposta. Basta que carreguem no botão Start e o processo tem inicio.
O segundo modo permite acederem directamente a um dos grupos de componentes e para isso basta clicarem no nome pretendido.
Em cada uma das diferentes zonas podem ter acesso a informação detalhada sobre cada um dos componentes que compõe o vosso computador.
A informação está bem organizada e existem em determinados locais indicadores de uso de componentes como o CPU ou a memória.
O Hardware Freak não se limita a identificar os componentes que foram detectados, mas alarga a informação para valores muito pormenorizados.
Infelizmente e ao contrário do que outras ferramentas fazem, o Hardware Freak não disponibiliza uma forma de exportarmos os dados apresentados.
É uma ferramenta valiosa no momento de identificar os componentes de uma máquina e a informação é extremamente detalhada. O Hardware Freak necessita que tenham o .Net instalado e é uma aplicação portátil, pelo que a podem executar em qualquer máquina sem necessidade de instalação.