As ferramentas que utilizamos no nosso dia-a-dia devem ser o mais práticas que conseguirem. Desta forma conseguimos poupar tempo e evitar estar a perder tempo com dezenas de opções apenas quando o fim que queremos está perfeitamente identificado.
O Gyazo é uma dessas ferramentas, que está perfeitamente reduzida ao mínimo e essencial. Na verdade é um misto de aplicação/serviço, que se integra e adapta perfeitamente às nossas necessidades quando o que pretendemos é capturar imagens do que estamos a ver no nosso PC.
O Gyazo é uma aplicação que captura imagens do nosso ecrã sempre que o pretendemos, à imagem de tantas outra que por cá já apresentámos. Sem grandes rodeios ou configurações estranhas, ele limita-se a fazer o que pretendemos, capturar uma zona do nosso ecrã.
Mas o que distingue o Gyazo das restantes aplicações é o facto de a captura que efectuamos não ficar disponível no nosso PC ou no Área de Transferência. A imagem capturada é enviada para os servidores da Gyazo e é aberta uma janela do vosso browser com o resultado dessa captura.
Desta forma, e sempre que queiram partilhar link uma imagem basta copiarem esse link e colocarem no serviço web onde a pretendem partilhar. Se preferirem colem esse endereço numa mensagem de correio electrónico ou partilhem via mensagem instantânea.
Outro ponto a favor que o Gyazo tem é a sua ausência de interface ou de configurações. Basta clicaram duas vezes no atalho que é colocado no vosso Ambiente de Trabalho e aparece imediatamente a “mira” para definirem o ponto de início de captura. Cliquem com o rato no ponto pretendido e arrastem para a dimensão pretendida e está tudo tratado. Reparem então que uma nova janela (ou separador) do browser será aberta e ai aparecerá a vossa imagem capturada.
Este é um software extremamente simples de utilizar e que tem grandes vantagem face aos restantes. Não temos dezenas de opções à nossa disponibilização de que não necessitamos quando o que pretendemos apenas é colocar as imagens num servidor web para partilhar.
Testem e rendam-se à sua simplicidade. O seu alargado leque de sistemas operativos suportados torna-a ainda mais interessante.