Pplware

Google Search – Agora também como aplicação no Windows 8

A apenas dois dias da chegada do Windows 8 as empresas de software apressam-se a disponibilizar as suas aplicações criadas para a nova interface deste sistema operativo.

Assistimos já à chegada do IM+ e da promessa do Skype para o dia 26 para o Windows 8 e agora é a hora de vermos chegar uma aplicação da Google para tornar possíveis as pesquisas no seu motor de busca.

Esta aplicação permite que pesquisemos directamente no motor de pesquisa da Google pelos termos que procuramos sem termos de lançar o browser.

Os resultado das pesquisas podem ser de imediato consultados e verificados, mais uma vez dentro da aplicação e sempre com todas as funcionalidades básicas que se esperam de um browser minimalista.

As pesquisas podem ser feitas através da introdução do texto, estando presente o pré-preenchimento com base na pesquisa instantânea da Google. Está ainda disponível para utilização a pesquisa por voz onde necessitamos apenas de ditar os termos que pretendemos procurar.

A aplicação da Google permite que tenhamos acesso a todas as mesmas funcionalidades do motor de pesquisa na medida em que os resultados são agrupados por tipos e podemos aceder a eles de forma distinta.

É também possível aceder à pré-visualização dos sites onde os termos que procuramos estão presentes. Desta forma fica facilitada a escolha das páginas que pretendemos consultar pois não necessitamos de estar a visitar cada uma das página obtidas nos resultados.

Ao decidirem qual a página que pretendem visitar não necessitam sair da aplicação para que a visualizem. A aplicação da Google permite que lhe acedam dentro da sua interface.

Todas as funções do browser estão presentes e podem visualizar os conteúdos da mesma forma que o fazem noutro qualquer navegador.

Para além da sua função base, a pesquisa, o Google Search permite ainda o acesso rápido às principais aplicações web da Google. Este acesso é feito pela página principal da aplicação e contempla as aplicações já conhecidas de todos.

Se pretenderem ter uma experiência de utilização mais personalizada o Google Search permite que se autentiquem com a vossa conta Google e tenham acesso imediato às vossas definições da pesquisa.

O Google Search guarda histórico das pesquisas que efectuaram e das páginas que acederam e permite o acesso a esses dados de forma arrumada e agrupada por termo de pesquisa. Podem assim voltar a consultar o que já pesquisaram e achar páginas e sites que acharam em pesquisas anteriores.

Para instalarem o Google Search basta que o pesquisem na store do Windows e que lhe acedam. Após a instalação o acesso à aplicação é imediato.

Esta aplicação é em muito similar à Bing, que a Microsoft disponibiliza de origem no Windows 8. Os objectivos são os mesmos mas a Google conseguiu dar algumas possíveis melhorias. A abertura directa das páginas dentro da aplicação e o acesso às suas aplicações podem pesar na hora da escolha da aplicação a ser usada.


Homepage: Google Search

Exit mobile version