O Chromium, o projecto open-source por detrás do Google Chrome, está desde ontem disponível para ambientes Linux, em versão pre-alpha. Como se presume por esta designação, o projecto está ainda numa fase bastante inicial. No entanto, já é possível apreciar a mesma rapidez que conquistou os utilizadores da versão Windows.
Grande parte das funções ainda não estão disponíveis, nem mesmo a barra de separadores ou o suporte a Flash. No entanto, é um sinal de que o desenvolvimento da versão para Linux do Google Chrome está bem de saúde e recomenda-se! Na verdade, alguns testes mostram que esta pre-alpha é já quase 5 vezes mais rápida que o Mozilla Firefox 3.0 e 3 vezes mais rápida que o Mozilla Firefox 3.1 Beta 3.
Se pretender experimentar e acompanhar o desenvolvimento do Chromium em Linux, basta adicionar o repositório criado pela equipa no Launchpad. No entanto, lembre-se de não colocar as suas expectativas demasiado altas, nem comece desde já a pensar em substituir o seu navegador padrão. A própria equipa do Chromium recomenda que esta versão não seja demasiado divulgada para já, uma vez que poderá fazer com que os seus utilizadores tirem conclusões erradas acerca do mesmo. Esta é uma versão experimental não recomendada para uso diário.