Pplware

Google Chrome com sincronismo de bookmarks

Foi disponibilizada hoje uma nova versão do Google Chrome com uma fantástica novidade.

Ainda não são os tão desejados plugins mas isso está a caminho! Passou a estar disponível um mecanismo de sincronismo de bookmarks.

E uma vez que este é um browser da Google nada melhor do que usar a sua conta Google para guardar os seus seus marcadores.

Passa então a estar disponível um mecanismo automático que nos permite guardar e ter apenas num local os nossos bookmarks. Infelizmente este mecanismo funciona apenas e só para o Chrome e não permite termos os nossos bookmarks centralizados e disponíveis a todos os browsers que usamos. Mas ferramentas dessas estão a caminho.

Para já temos de nos congratular com a nova funcionalidade disponibilizada.

Mas e como activar esta nova funcionalidade? Muito simples, basta invocar o Chrome com uma flag especifica. Essa flag é –-enable-sync.

Editem portanto o atalho que usam para chamar o Chrome e alterem o comando.

Passaria a ser algo parecido com o seguinte:

“C:\Documents and Settings\psimoes\Local Settings\Application Data\Google\Chrome\Application\chrome.exe” –enable-sync

Depois de alterarmos o comando temos de fechar todas as janelas de Chrome que tenham abertas para que passem a usar o comando definido.

E passam a ter disponível mais uma opção no menu Personalizar e Controlar o Google Chrome (o menu da chave inglesa), é a opção Sync my bookmarks…

Escolham então essa nova opção e é-vos mostrada uma caixa onde devem introduzir os dados de acesso à vossa conta Google (ou podem criar uma conta através dessa caixa).

E pronto, está feito!

Se decidirem desactivar e reactivar o sincronismo são então brindados com uma nova caixa que vos indica que vai ser efectuado um merge com os bookmarks guardados e os novos.

Naturalmente que esta nova funcionalidade está apenas disponivel nas versões de testes do Chrome. Para activarem a utilização dessas versões devem usar o Dev channel .

Podem ler um pouco mais sobre estas versões num dos nossos artigos sobre novas versões do Chrome.


Homepage: Google Chrome

Exit mobile version