Pplware

GNU Emacs 23.1

O GNU Emacs é um editor de texto extremamente extensível e personalizável. É considerado o “canivete suiço” de escritores, programadores e analistas. Foi desenvolvido originalmente em 1976 no MIT pelo activista do software livre Richard Stallman. A versão actual, o GNU Emacs, foi escrita em 1984 e ainda continua a ser activamente desenvolvida.

Mais de 2 anos após a última major release, é lançada a nova versão deste poderoso editor de texto, recheado de novidades e novas funcionalidades.

Entre as funcionalidades originais do Emacs temos:

Sabia que pode até navegar na Internet dentro do Emacs? E até falar com os seus contactos MSN?

Vamos então às novas funcionalidades desta nova versão:

Tipos de letra e anti-aliasing

Já não era sem tempo! O novo Emacs permite tipos de letra com anti-aliasing no X (embora em Mac e Windows já fosse possível). Se corre o Emacs no X, esta pequena grande mudança é suficiente para nunca mais querer voltar à velha versão do editor de texto.

Suporte para o D-Bus e Zeroconf

Agora é possível chamar outros serviços na área de trabalho usando o sistema DBUS IPC (muito popular no X). À medida que mais e mais serviços da área de trabalho são acessíveis usando D-BUS, torna-se simples uma melhor integração do Emacs na área de trabalho.

Por exemplo, pode imaginar o Emacs a comunicar com o Network Manager quando este precisar de uma ligação. Ou pode imaginá-lo mostrando uma notificação na área de trabalho quando um compromisso está próximo. E tudo isto sem grandes dependências ou chamadas a executáveis externos.

Um daemon Emacs para um arranque mais rápido

Se possui imensos pacotes de suporte, o arranque do Emacs poderá ser um pouco lento. No entanto, a nova versão do editor de texto traz o emacs –daemon, que lhe permite correr o Emacs em segundo plano, quando fizer login, por exemplo. Desta forma, pode abrir novas janelas Emacs (frames) instantaneamente usando o emacsclient.

Novo suporte Xembed

Este novo suporte possibilita que embeba aplicações do X no Emacs e vice-versa. Veja mais informação sobre esta funcionalidade na EmacsWiki.

Opacidade nas janelas Emacs

Agora é possível tornar transparentes as janelas Emacs. Pode não sei especialmente útil, mas não deixa de ser agradável à vista.

Internacionalização

O conjunto de caracteres do Emacs é um conjunto que engloba o Unicode, com espaço cerca de quatro vezes mais maior do que o espaço disponível. Isto deverá ser suficiente para os próximos tempos. Existem ainda novos conjuntos de caracteres disponíveis, assim como novos ambientes de linguagem, como o Chinese-GB18030, Khmer, Bengali, Punjabi, Gujarati, Oriya, Telugu, Sinhala e TaiViet.

Novas configurações por omissão

São estas e muitas outras novidades, à sua espera no novo GNU Emacs 23. Não é um simples editor de texto, é um quase-sistema-operativo, onde escrever, programar, fazer debugging e correr os seus programas são pequenos extras.

Veja aqui a lista completa de novidades desta nova versão.


Licença: GPLv3+
Sistemas Operativos: Linux/Mac/Windows/Outros
Download [Windows]: GNU Emacs 23.1 [38,9MB]
Download [Vários SOs]: GNU Emacs 23.1 [código-fonte para compilar]
Homepage: GNU Emacs

Exit mobile version