A saga dos sistemas operativos lentos ainda não foi vencida por parte de quem desenvolve sistemas operativos. Sejam para PC, Mac ou mesmo para smartphones, nenhum consegue com eficácia descarregar da memória e desligar dos serviços, aplicações já não usadas e todos os dependentes que, por arrasto, são carregados no sistema.
No Windows a situação agudiza-se pela forma padronizada com que este se apresenta a qualquer utilizador, especialmente nas versões 32 bits. Depois, os mesmos utilizadores fazem questão de o carregar com tantas inutilidades que o levam ao desespero: aparecem assim as queixas que o Windows é lento! Desta feita, pela sua qualidade e desempenho apresentamos mais uma vez esta suite de limpeza e manutenção: o Glary Utilities. Esta versão apresenta-se bem melhor e à altura dos melhores, mas vamos saber porquê!
No primeiro impacto, o template utilizado é simples, intuitivo e, num separador, minimalista, sugere mesmo que seja usada a função Manutenção 1-Click, que será o mesmo que dizer, usar um tudo-em-um.
Para um utilizador comum, sem paciência para desenvolver conhecimentos extra, está aqui uma excelente forma de limpar. Para os outros, vamos dar um salto ao Módulos.
Chegados ao separador Módulos, temos então:
- Limpar & Reparar
- Optimizar & Melhorar
- Segurança
- Arquivo & Pastas
- Sistema
Início da manutenção
Resultado após alguns minutos
Vamos espreitar e tentar dar umas sugestões dentro de cada um destes módulos. Verá que será interessante usar esta ferramenta em detrimento de tantas outras que o mercado faz saltar da cartola.
Limpar & Reparar
Este separador permite executar vários tipos de “arrumação” dentro de locais onde por norma certos ficheiros criam “raízes”. Esses locais podem ser uma banal pasta de sistema até ao mais sensível órgão do Windows, o Registo.
As opções dentro desta categoria são simples de perceber e de executar. Provavelmente aqui a mais importante que vos vou apontar será mesmo a limpeza e reparação do Registo do Windows. Sugiro que façam a limpeza duas ou três vezes seguidas, verão que a cada limpeza, algo será removido, deixado por “lixo” já capturado.
A opção remover programas vai ligeiramente mais além do normal Desinstalar do Windows. São mostrados mais itens que se referem a actualizações das aplicações lá instaladas. Verifique com cuidado e remova o que estiver a mais.
Optimizar & Melhorar
Logo no primeiro ponto, Gerenciar Inicialização, que se refere em português de Portugal, às aplicações penduradas no arranque do Windows, poderá retirar tudo o que não seja usado ou que não seja usado logo que arranca com a máquina. Para quê ter os updates do Google no arranque? Para quê ter os updates da Adobe no Arranque, porque está no arranque o painel de controlo da placa gráfica…. e como estas muitas outras aplicações estão a parasitar o seu arranque.
A culpa… bom a culpa também é do Windows que permite tal situação. Muitas vezes sem pedir autorização, como por exemplo acontece no Mac, que solicita a autorização ao utilizador para ser colocado no arranque qualquer serviço ou programa.
A função Optimizar Memória, é um placebo a longo prazo, poderá até momentaneamente resultar, mas….
Já a função Gerenciar Menus de Contexto é muito importante quando queremos retirar do menu de contexto itens que lá foram parar sem a nossa autorização.
Segurança
Este sector está devidamente explicado, basicamente faz uma limpeza aos rastos deixados quando navegamos, como cookies, links visitados (histórico), ficheiros descarregados, palavras-passe gravadas… entre outros pormenores que, com isso, alguém mais curioso poderá ter acesso.
A função Apagar Arquivos vai recorrer a métodos de eliminação permanente, onde são utilizados algoritmos avançados (Dod 5220-22.M, US Army, Peter Guttman), que vão “retalhar” os dados, impossibilitando a sua recuperação. Função muito usada por quem pretende destruir informação que as finanças não devem conhecer…
Recuperar e encriptar arquivos são funções sobejamente conhecidas, uma ajuda a recuperar dados já assinalados para eliminação (mas que ainda estão apenas escondidos no disco) e o outro cifra com palavra-passe os dados que somente o proprietário, desses dados, deve conhecer.
Arquivos & Pastas
Este sector é simples e tem duas vertentes, uma é informativa, pois irá informar o utilizador sobre o estado das pastas e ficheiros e a segunda vertente prende-se com a limpeza, remoção de fragmentos deixados para trás, como pastas vazias ou links quebrados.
Sistema
Este separador já exige algum conhecimento por parte do utilizador. Poderá um utilizador experiente, desligar serviços activos e carregados que… apenas estão a fazer volume e a consumir recursos. Por exemplo: porque tem o serviço de digitalização se nunca usou ou vai usar um scanner na sua máquina?
Se não utiliza impressora ligada à sua máquina, nem mesmo por rede, porque tem o serviço de impressão ligado? Para que serve o serviço Apple Mobile Device se eu não tenho nem quero ter nenhum serviço ou dispositivo Apple ligado ao meu computador?
São estas e outras questões que podem ser feitas e analisadas dentro da caixa de propriedades de cada serviço. Metade dos serviços que o Windows carrega são genéricos que permitem ligar determinados dispositivos sem requisito algum, mas que podem nunca serem utilizados. Temos ainda informações de sistema e ferramentas do próprio Windows, como o scandisk e outros.
Além destas funções, ditas de trabalho, o Glary Utilities permite personalizar a sua “skin” para ter uma integração com o nosso sistema. Uma coisa básica que dá um toque mais… fresh!
Como podem ver, esta aplicação além de gratuita é útil… e não tem publicidade parasita. Para a versão PRO apenas fica a faltar o agendamento destas limpezas e optimizações, mas isso até pode ser colmatado com um lembrete.
Foi uma evolução interessante até esta versão 2, além de estar mais funcional, tem mais recursos está mais rápida e mais apelativa. Se pretende ter uma ferramenta completa, evitando ter um saco de outras para os serviços indicados, desinstale as outras e experimente esta. Não quer dizer que uma medida sirva para todos… não! Cada vez mais as aplicações e os sistemas têm de se adaptar às muitas medidas que cada um de nós exige e que possui enquanto utilizador…
NOTA: aquando da instalação, na versão freeware, somos indagados, como se vê na imagem acima, para instalar uma barra de ferramentas e um motor de busca que em nada são necessários para o bom funcionamento do programa.