Provavelmente o leitor já sentiu necessidade de ter a sua própria rede de partilha, o ideal para trocar fotografias, vídeos ou qualquer outro conteúdo com familiares, amigos ou mesmo colegas de profissão. Quando se trata de conteúdos pesados, como um filme em dvd, o suporte “portátil” não é o mais conveniente, agrava a situação de o destinatário não estiver perto de nós. Então como podemos partilhar esses conteúdos?
É simples. Quando ouvimos falar em P2P o primeiro pensamento que nos ocorre é “sacar coisas da net”, depois e porque se criou um estigma à volta da partilha na net, vem a palavra pirataria.
Nada disso, podemos usar este protocolo para criar a nossa rede de partilha privada. Essa é a sugestão que vos faço, usando o GigaTribe o leitor por criar a sua rede P2P e partilhar em seguranças os seus dados.
Algumas funções em destaque:
- Instale o GigaTribe, seleccione as pasta que deseja partilhar e convide os seus amigos a juntar-se à sua rede privada.
- Partilhe todos os seus ficheiros (filmes, fotografias, imagens, documentos…) não interessa o tamanho que tenham.
- Interrompa o envio ou a recepção, este automaticamente será recuperado automaticamente, sem perda de informação.
- Todos os ficheiros são trocados com a máxima velocidade.
- Apenas as serão visíveis as pastas que o utilizador definir.
- Apenas os utilizadores que adicionou à sua lista conseguem ver essas pastas.
- Quando envia ou recebe só os intervenientes podem usar esses ficheiros.
- Toda a informação é cifrada (encriptação Blowfish com uma chave de 256-bit).
- Não contem adware nem spyware.
De facto tem um senão, a versão gratuita apenas possibilita um download de cada vez, caso queira uma versão com a possibilidade de enviar e sacar em massa então deverá optar pela versão premium, mas esta já custa 17 euros.
Depois de instalada a aplicação sugere-lhe alguns passos importantes para que possa ligar a aplicação ao servidor que suporta o tráfego P2P.
Configure o utilizador onde lhe será pedido um nome e palavra passe.
Seguidamente será pedido para desbloquear a Firewall.
Depois será inserido o login e palavra passe, finalmente a aplicação fica disponível.
Crie um grupo, dê-lhe um nome, agora adicione os seus destinatário ou membros do grupo, na primeira utilização certamente não terá nenhum, por isso deverá dirigir-lhes um convite para se juntarem ao seu grupo.
Depois destes passo do outro lado o utilizador convidado fará o mesmo e a aplicação encontrará correspondência.
Ao instalar foi criada uma pasta de partilha com o nome do utilizador, será dentro dessa pasta que deverá colocar o material de partilha.
Quero agradecer esta sugestão ao meu caro amigo Rafael que se encontra a viver na Holanda, mas que segue atentamente o que fazemos no Peopleware.