A produtividade do nosso dia-a-dia está intimamente ligada à nossa capacidade de gestão. Quanto mais organizados formos, mais tarefas conseguimos realizar e maior margem de folga temos. Temos por isso de nos rodear e munir das ferramentas mais capazes e eficazes para o efeito. Uma das ferramentas mais essenciais nessa gestão são as listas de tarefas pendentes. Com elas conseguimos ter uma visão global das tarefas e conseguimos a escolha da tarefa seguinte e ver dependências para essas execuções.
Apesar de muitos serviços na Internet fornecerem serviços de listas de tarefas, existem muitos utilizadores que preferem ter na sua máquina as suas listas. Para esses utilizadores apresentamos o GeeTeeDee.
Esta aplicação permite que tenham as vossas listas de tarefas organizadas no vosso PC. Com uma interface propositadamente minimalista, permite que consigam focar a vossa atenção nas tarefas que têm programadas, sem se perderem em configurações complicadas ou funções desnecessárias ou supérfluas.
Tudo está reduzido ao mínimo e essencial, o que nos facilita a utilização e gestão das tarefas. É impossível perdermo-nos nesta ferramenta.
Se pretenderem podem reduzir ainda mais a interface, ao esconderem a zona reservada às categorias de tarefas.
Por forma a podermos organizar as nossas tarefas de forma mais apurada, o GeeTeeDee permite que se criem categorias. Esta funcionalidade permite que tenhamos diferentes listas para diferentes alturas do dia ou funções. Separem desta forma as tarefas e evitem confusão.
A criação de categorias é um processo extremamente simples. Basta clicarem com o botão direito do rato na zona própria e será apresentada essa opção. Escolham o ícone a associar e o nome da categoria que pretendem criar.
Depois de clicarem em OK essa categoria passa a estar disponível. Cliquem para lhe acederem e começarem a adicionar tarefas.
A criação de tarefas é outro processo extremamente simples, tal como deveria. Basta entrarem na categoria pretendida e escolherem a opção New, que se encontra no final. Podem ainda escolher essa opção quando clicam com o botão direito do rato na zona de tarefas.
Devem escolher um título sugestivo, uma nota a associar à tarefa e a data em que ela deve estar cumprida. Para terminar basta que carreguem fora da zona de edição da tarefa.
Em qualquer altura podem escolher editar essa tarefa para adicionar conteúdo ou para actualizarem o ponto de execução da mesma.
À medida que forem executando as tarefas podem clicar na checkbox existente antes do título da tarefa para que esta seja marcada como executada e retirada da lista de tarefas a executar.
Podem consultar as tarefas que já executaram ou que mandaram para o lixo, através dos botões disponibilizados na zona de categorias.
Não existem quaisquer opções de configurações pois a ferramenta é extremamente simples e vem já pronta a usar.
O facto de ter uma versão portátil torna esta ferramenta extremamente apetecível, pois podem colocar a vossa lista de tarefas numa pen e transportá-la para todo o lado e assim terem controlado o vosso dia-a-dia.