O nosso computador, em modo geral, não está preparado para altos desempenhos. Mesmo sendo uma máquina recente com muitos recursos disponíveis, a quantidade de serviços ligados que o sistema operativo carrega no início de cada sessão, compromete em demasia o tal desempenho necessário.
Podemos por exemplo fazer no nosso Windows perfis. Estes perfis podem ser optimizados para cada tipo de utilização. Posso por exemplo num perfil, desligar a Firewall, os serviços de impressão, os serviços de rede, os serviços de comunicação e os serviços de segurança. Este cenário é para um perfil de jogador, onde vamos disponibilizar o máximo de recursos para o jogo.
Game Booster.
Mais à frente, ensino a criar esses perfis de forma manual. Para atalhar caminho sugiro-vos o Game Booster.
Esta ferramenta foi desenvolvida pela IObit para optimizar a máquina em benefício do desempenho nos jogos.
O Game Booster tem essa acção: desliga temporariamente os tais serviços e processos que estão a correr em background. Como muitos usam permanentemente ciclos de memória, a ferramenta tem o cuidado de limpar também a memória RAM. Mas pode ir mais longe, o Game Booster optimiza e intensifica o desempenho do processador. Tudo ao virar de um clique.
Resumindo:
Esta aplicação é segura? Sem dúvida. Apenas desliga alguns serviços e processos que o Windows automaticamente carrega. Nada que não possa fazer manualmente e que seja opcional no normal funcionamento do Windows.
O SO volta ao estado normal quando desligar o Game Booter? Exacto. Depois de desligar esta aplicação, os serviços são repostos a funcionar de forma normal.
Esta ferramenta utiliza qualquer método de overclocking? Não, apenas desliga serviços e processos aumentando a disponibilidade do sistema operativo. Não há acção qualquer no registo do Windows nem há qualquer modificação das bibliotecas dos componentes.