Procurei durante algum tempo uma ferramenta que me permitisse editar texto directamente de um servidor FTP. Ou seja, queria passar por cima da enfadonha tarefa de ter de puxar o ficheiro para a minha máquina, lançar o editor de texto e depois das alterações efectuadas voltar a submeter o ficheiro para o servidor.
Porque não podemos nos editar directamente lá? Uma das mais fortes razões é sem dúvida o facto de o protocolo não suportar isso, mas nada que não se possa contornar! E para isso temos o FTPEdit.
Na verdade o FTPEdit não está a violar qualquer protócolo ou a desvirtuar o serviço de FTP. Na verdade ele trata é de toda a parte de puxar e enviar o ficheiro de e para o servidor.
Com uma interface muito idêntica ao Notepad do Windows (versões pré-Aero) é de muito fácil utilização. Nada de coisas esquisitas ou configurações morosas e para utilizadores avançados.
Uma segunda vantagem que vejo nesta ferramenta é o facto de ser portátil, ou seja, basta descomprimir e está pronta a usar
A única coisa que necessitamos saber é:
- Endereço do servidor
- Nome do utilizador
- Palavra chave
- Localização/nome do ficheiro a editar
Com estes dados introduzidos o FTPEdit acede ao servidor e puxa o ficheiro e apresenta-o para edição. Muito simples para quem não pretende mais do que isso.
Infelizmente não tem funcionalidades mais avançadas e que vão dando muito jeito, mas para uma ferramenta simples e portátil é muito muito boa!