Se tiver um computador mais velhinho e já sem uso pode instalar nele o FreeNAS de modo a fazer o mesmo que um disco externo de rede mas com muitas mais funções, na minha casa tenho um FreeNAS e dois computadores que partilham a mesma biblioteca de músicas, imagens, filmes e outros documentos e isso está tudo armazenado no FreeNAS (PIV c/3 discos c/320GB cada), biblioteca essa controlada pelo excelente J. River Media Center que é pago, ou poderá usar de forma gratuita o MediaPortal que também apresenta uma qualidade muito interessante.
De referir que o computador com o FreeNAS não necessita de teclado nem de monitor pois tudo é controlado remotamente via browser inclusivamente, aqui está uma breve explicação do FreeNAS:
O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD, e que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: CIFS (samba), FTP, NFS, Rsync, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser.
O sistema inteiro ocupa cerca de 60 MB e pode ser instalado numa PenDrive USB, Compact Flash ou ainda num disco rígido. O instalador pode ser recolhido no site do projecto www.freenas.org em formato ISO ou ainda em forma de máquina virtual pré-instalada VMWare, a última versão é a 0.69. Caso queira instalar o FreeNAS numa pendrive tenha a certeza de que ela está ligada ao computador antes de iniciar a instalação (nota: alguns computadores não são compatíveis com arranque de pendrive).
Maiores alterações na versão: – Adicionado o serviço TFTP. Está acessível na webGUI via “TFTP’ – Adicionado o patch Samba CVE-2008-4314 – Actualização do PHP para a versão 5.2.8 – Actualização do nano to para a versão 2.0.9. – Mais informações ver aqui