Desafio: Alguém consegue arranjar um player simples, melhor que este para Mac ou Windows?
O Foobnix é um player fantástico, e quase que podíamos ficar por aqui na apresentação desta aplicação! Para quem conhece o foobar2000 para Windows,vai certamente dar conta das semelhanças entre estes dois players (Foobnix vs Foobar). Apesar de não ser muito conhecido, acredito que o Foobnix se tornará um player de referência para o mundo Linux…e quiça para também para os sistemas Windows e Mac. Vamos analisar algumas características.
Depois de ler algumas linhas sobre o Foobnix decidi de imediato instalá-lo. O processo de instalação é relativamente simples, e em poucos segundos o Foobnix estava a funcionar no meu Ubuntu.
Para quem apenas precisa de ouvir música com qualidade, sem olhar a grande efeitos de interface (embora aqui também os haja) então a escolha só pode cair neste player. Com uma interface bastante simples, chamou-me de imediato à atenção, a possibilidade de procurar músicas Online. Decidi procurar por Muse, mas também fiz algumas pesquisas de artistas portugueses (Pedro Abrunhosa, Tony Carreira…). Os resultados são excelentes!!!. Além disso, é também apresentada uma lista de artistas dentro do mesmo género.
E um gestor de rádios Online, será que tem? Sim, o Foobnix ! Assim, deixamos de andar sempre à procura do URL da radio que pretendemos, passando a estar tudo centralizado numa só aplicação.
Mais fixe..fixe, era ser possível fazer downloads das músicas…Hum, têm??? Mas afinal isto é um player um um gestor de downloads? Simplesmente fantástico.
Como instalar no Ubuntu?
Para instalar o Foobnix no Ubuntu, basta abrir a terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:
sudo add-apt-repository ppa:foobnix-player/foobnix
sudo apt-get update
sudo apt-get install foobnix
Considerações finais
Que mais há a dizer deste excelente player? Devo confessar que fiquei bastante surpreendido com o conjunto de funcionalidades que um player tão pequeno disponibiliza ao utilizador. Experimentem e depois digam alguma coisa. Não se esqueçam do desafio