Fluffy é uma aplicação não oficial que permite servir de “ponte”, entre os seus computadores e o mundo Cloud. As funcionalidades, suportadas em várias tecnologias actuais, proporcionam o aparecimento de ferramentas nunca antes pensadas ou desenhadas. São aproveitamentos de técnicas e de filosofias existentes na Internet.
Neste cliente cloud, estão patentes vários desses serviços, temos por exemplo o recurso ao upload de ficheiros para um espaço, uma conta na cloud, que por acaso é um serviço que já falámos aqui, o CloudApp. Outra tecnologia é o encurtar os links e a partilha directa, através do clipboard, desse mesmo link no Twiiter, ou facebook, por exemplo.
Tudo pode ser utilizado a partir desta ferramenta portátil, basta descarregar e executar.
Pois bem, foi aqui que apresentamos o CloudApp para Mac. A CloudApp é uma aplicação que serve para partilhar todo o tipo de ficheiros na nuvem, via drag & drop ou com um atalho definido pelo utilizador (função ainda não existente no FluffyApp).
Esta aplicação funciona de uma forma muito simples e suporta bastantes ficheiros: músicas, dados, links, imagens entre outros. Desde o auto-upload de screenshots até a todos os plug-ins disponíveis, esta aplicação poupa tempo em todas as tarefas relacionadas com a partilha de ficheiros.
Agora chega um cliente com as mesmas características mas para Windows.
O FluffyApp apresenta-se num modelo portátil e que exige ao utilizador um registo no sistema http://my.cl.ly/
Feito o registo, poderá fazer o login na aplicação e terá acesso, a parir desta, ao próprio espaço online, se desejar. Tudo o que recolher através do Fluffy, será enviado para esse espaço online, mas o cliente residente também irá disponibilizar algumas funções.
O ponto de partida será o ícone que o Fluffy coloca na área de sistemas, junto ao relógio. Por lá passará toda a actividade.
Sugiro mesmo que, no Windows 7, altere a condição deste ícone para que possa estar sempre visível, na barra de tarefas.
Agora, como poderá ver em cima, sempre que arrastar para cima do ícone uma imagem, um ficheiro de dados, uma música ou mesmo um link, este será enviado para o serviço cloud e será colocado na sua conta o histórico do material enviado, conforme poderá ver na imagem em baixo.
Conforme referi anteriormente, a aplicação permite também algumas funções preciosas. Ao enviar para a cloud o material capturado, o Fluffy cria links que poderá partilhar via mail ou via redes sociais, tornando o objecto público. A vantagem é que logo depois de arrastar o material para cima da nuvem, ficará disponível logo na área de transferências o link para colar sem perda de tempo.
É uma ferramenta interessante que aproveita um serviço de armazenamento na nuvem, dedicado ao mundo Mac e o transpõe, através da sua API para o mundo Windows. Certamente no futuro, esta API ganhará também algumas outras funções tirando proveito de alguns plugins (Raindrops) existentes no CloudApp, tal como os utilizadores do Mac OS podem usufruir.
Artigos relacionados: