Por muito apelativas e funcionais que sejam as aplicações desenhadas para funcionar com determinado hardware existe sempre a dependência que essas aplicações trazem. Associado a isso está o facto delas serem pesadas e pouco optimizadas já que têm de tratar de diversas plataformas e modelos de hardware.
O exemplo do iTunes e o iPod é um exemplo perfeito do que descrevemos acima. O iTunes é uma excelente ferramenta mas peca por ser pesada e, por vezes, pouco funcional. Como tal devemos explorar alternativas que libertem o seu iPod das garras do iTunes. E essa solução pode passar pelo Floola.
Existem diversas ferramentas capazes de fazer a gestão diária do seu iPod, algumas das quais já referidas aqui no Pplware. Mas hoje vamos falar do Floola e do modo como o podemos utilizar para tornarmos o nosso iPod o centro do nosso universo musical.
Floola é eficaz, simples e gratuito.
Começamos por dar ênfase à aparência, extremamente simples, dando toda a informação necessária sem complicar, depois apresenta um player que permite reproduzir os temas para uma primeira pré-escuta antes de enviar para o iPod. Arrastamos e largamos para irmos construindo a nossa playlist.
Não necessita de instalação, logo poderá levar uma cópia numa pen USB e pode em qualquer computador importar temas sem ter de impor a instalação do iTunes. Mais um aspecto importante: funciona nas plataformas Windows, Mac e Linux. 😉
A simplicidade do acto.
Para copiar os temas para o iPod vá ao menu Item > Adicionar e arraste o tema para cima da janela que se abriu. Depois de adicionar todas as músicas que pretende clique no botão Adicionar.
A aplicação será rápida a adicionar os temas ao seu iPod. Existem depois várias opções acessórias como a edição das tags ou etiquetas assim como pode exportar as imagens dos álbuns dos temas reproduzidos. Para os mais ambiciosos o Floola permite também transferir as letras dos temas para que possa acompanhar o som em voz alta.
O Floola possui outras funções para gerir a reprodução áudio, vídeo, imagens e podcasts. Além disso pode procurar temas na biblioteca do seu computador, pode importar e exportar listas elaboradas por si, pode sincronizar pastas e ligar-se ao Last.fm. Mas há mais funções, claro que há, deixo-as para si, para que possa descobrir mais aplicações práticas do Floola.
Salientamos no entanto uma funcionalidade excelente e que fará a diferença face aos restantes software’s. A possibilidade de sincronizar o Google Calendar com o iPod. Mas atrevam-se a testar o Floola e depois não voltam para o iTunes.
Novidades desta versão:
- Integração com o Twitter
- Resolvido o problema de autenticação no Facebook
- Adicionado o álbum artwork ao miniplayer
- Actualização das traduções para outros idiomas
- Melhorias na utilização de memória
- Opção last.fm para envio de qualquer tipo de media, não apenas música
- Melhorada a janela do editor de listas de musica
- Resolução de outros bugs