São criados perfis e contas com os mais variados fins, podem ir do simples local de partilha trivial de imagens com amigos até ao portfólio profissional de artistas e fotógrafos espalhados pelo mundo.
Quando entregamos as imagens ao Flickr estamos sempre convictos que permanecerão lá ad eternum… mas não será melhor fazer uma cópiaa de segurança do nosso lado?
Penso que será interessante, para essa tarefas deixo-vos o FlickrEdit.
O Flickr oferece ao seu utilizador uma série de opções para catalogar os álbuns lá colocados. Para agilizar a pesquisa e mesmo para ordenar de forma cronológica as imagens, o utilizador por colocar as mesmas em categorias, onde as tags são importantes para diferenciar essas mesmas imagens. Depois existem os grupos e os favoritos. Além destes o utilizador pode ter mais funcionalidades.
Ora se queremos fazer uma cópia de segurança do que temos online, na cloud da Yahoo para a nossa máquina, devemos ter uma ferramenta que não desvirtue o que estruturamos online. Assim o FlickrEdit está preparado para fazer essa diferenciação e catalogação. Nos diversos separadores, iremos ter as imagens que constam online, na nossa conta e podemos importar tudo ou somente as imagens que seleccionarmos.
Como é obvio, este tipo de ferramenta apresenta rotinas simples e, para muita gente com utilização residual do Flickr, nem tem grande valia, mas para todos aqueles que usam e abusam dessa montra online, este pode ser um software importante. Fica a sugestão para os que fazem do Flickr a sua montra pública ou privada de fotografias.
Para instalar esta aplicação deverá ter instalado no meu Mac o Java Runtime Enviroment.