Ferramentas que possamos usar para optimizar o nosso sistema operativo nunca são demais. Conseguem que tenhamos as máquinas com tempos de resposta mais atractivos e com melhores performances. É um ganho geral e para todos.
Softwares que que englobam em si mais do que uma ferramenta de optimização não são frequentes, mas o FixBee consegue essa proeza, passando no teste com distinção.
Esta ferramenta junta em si duas funções importantes e que qualquer utilizador do Windows, e de outro sistema operativo, devem ter em conta. A fragmentação do disco e a limpeza de ficheiros desnecessários.
A primeira função permite arrumarem o disco e assim conseguirem aceder de forma mais rápida aos dados que escrevem neles. Ao colocarem os dados mais juntos nos sectores dos discos conseguem que o acesso e a leitura de dados seja feito de forma mais eficiente e conseguem poupar os componentes físicos do disco.
A limpeza dos ficheiros temporários e de outros ficheiros que o sistema vai acumulando deve também ser uma preocupação constante para termos mais espaço em disco.
Esta duas funções estão presentes no FixBee e podem ser acedidas de forma independente. Basta escolherem o separador certo para a função que pretendem.
O primeiro separador concentra em si a função de optimização do disco. Basicamente o que é feito um processo de desfragmentação ao disco, mas acompanhado e com vários passos.
O primeiro passo é uma análise ao vosso disco, de seguida é apresentado um relatório detalhado do estado do mesmo. Podem de seguida avançar para a optimização do disco , processo que pode demorar algum tempo.
No final é apresentado um sumário com o resultado dessa mesma optimização e das melhorias que foram conseguidas.
A segunda função principal, acessível no separador System Cleanup, permite que sejam eliminados os ficheiros que não são necessários aos sistemas. Esses ficheiros são tipicamente os que estão na zona de temporários e os de lixo.
Tal como na função de desfragmentação também esta é feita em vários passos. Em primeiro lugar é feita uma análise ao disco para descobrir os ficheiros que podem ser apagados.
De seguida é mostrada a lista de ficheiros candidatos a serem eliminados, compostos por lixo, ficheiros temporários e pastas vazias. Escolham os/as que pretendem manter e avancem para a sua eliminação.
De forma a que estejam salvaguardados contra eventuais problemas de eliminações inadvertidas, o FixBee cria um ponto de restauro do sistema e só depois avança para a eliminação dos ficheiros.
No final é também apresentado um relatório de execução da eliminação de ficheiros e os ganhos que conseguiram.
As configurações do FixBee estão também divididas em duas secções distintas e cada uma trata de uma função específica.
A primeira está associada ao agendamento de tarefas de desfragmentação ou de limpeza de ficheiros. Podem definir a periodicidade de cada uma delas com grande grau de detalhe e indicar qual as unidades a serem optimizadas.
Na segunda zona podem alterar as definições gerais de limpeza de ficheiros. Definam quais as drives a serem limpas, o modo de eliminação de ficheiros (permanente ou para a reciclagem) e alguns ficheiros que podem ser excluídos.
Por reunir duas importantes funções numa única ferramenta, o FixBee consegue ser uma alternativa a ter em conta para a manutenção preventiva do vosso Windows. É simples de usar e todos os passos são explicados e de fácil compreensão.
Testem o FixBee, mas tenham atenção ao processo de instalação pois ele tentará instalar outras ferramentas desnecessárias. Vale bem pelas funções que disponibiliza.