Temos seguido atentamente o desenvolvimento das aplicações Fix It. São pequenas aplicações individuais que permitem resolver os mais diversos problemas que os utilizadores do Windows podem encontrar.
Desta vez a ferramenta disponibilizada permite que resolvam problemas associados à instalação e remoção de software do vosso Windows.
Esta aplicação deve ser usada sempre que tiverem problemas ao instalar uma aplicação ou a fazerem o oposto.
O que este Fix faz é verificar num conjunto de locais do Windows por problemas e tenta resolvê-los. Para isso conta com uma base de dados de problemas bastante vasta e que é descarregada da Internet aquando do lançamento da ferramenta. É ainda verificado um vasto conjunto de chaves de registo para detectar problemas ou chaves esquecidas.
Este Fix It permite resolver os seguintes problemas:
- Remove chaves incorrectas do registo em sistemas operativos de 64 bits.
- Chaves do registo do Windows que controlam os dados de actualização (aplicação de patches) que ficaram danificadas.
- Resolve problemas que impedem a instalação de novos programas.
- Resolve problemas que impedem a desinstalação completa de programas e bloqueiam novas instalações e actualizações.
- Utilize esta resolução de problemas para desinstalar apenas se o programa não for desinstalado através da funcionalidade Adicionar/remover programas do Windows.
A forma de utilizar esta ferramenta é similar às restantes que já apresentámos. Devem lançá-la e decidir se pretendem que ela detecte e resolva os problemas de forma automática ou se pretendem ser consultados sobre a solução a aplicar.
Devem após isso informar se o vosso problema é no processo de instalação ou de desinstalação de software. Esta questão é necessária pois permite abreviar o tempo de pesquisa de problemas e a respectiva solução.
Se escolheram que pretendem ser questionados sobre a solução a aplicar e que o vosso problema é na remoção de uma aplicação, é-vos mostrada uma lista das aplicações que estão instaladas e devem indicar qual a aplicação que vos está a apresentar problemas. Devem escolher essa aplicação e dar seguimento ao processo de detecção de problemas.
A parte final do processo é apresentada um resumo das acções tomadas e quais os próximos passos a ser seguidos. Devem indicar que pretendem avançar e a solução escolhida será aplicada. No fim o problema deve estar resolvido e o programa em causa deve ter sido removido.
Podem naturalmente seguir outras opções consoante o problema que tiverem. O funcionamento deste Fix It é similar, mas as soluções apresentadas e aplicadas vão, naturalmente, ser diferentes.
Esta é mais uma das soluções que a Microsoft apresenta para a resolução de problemas associados ao seu sistema operativo. São ferramentas simples de usar e com grande grau de fiabilidade. São excelentes alternativas a outros softwares que realizam a mesma função, mas com a diferença de que o Fix It tem a chancela da empresa que desenvolveu o Windows.
É uma alternativa a ter em consideração quando tiverem problemas, quer seja relacionado com este tipo de problemas específico ou com os outros que já apresentámos.
Artigos relacionados:
- Fix It – Agora são resolvidos os problemas do Aero Glass
- Microsoft Fix It – Melhorias na gestão de energia