Pplware

Firefox ataca concorrência com novas funcionalidades

O Firefox já foi um dos browsers de eleição dos utilizadores mas atualmente o Chrome não dá grande margem para a concorrência. Mesmo assim, a Mozilla tem vindo a melhorar significativamente o seu browser tanto ao nível de funcionalidades como ao nível de consumo de recursos.

Recentemente, a Mozilla adicionou três novas funcionalidades ao seu browser. Saiba quais são.


Através do programa Test Pilot, a Mozilla tem já tem testes três funcionalidades bastante úteis: Pesquisas por voz, um bloco de notas e a integração com o serviço Send, que permite o envio de ficheiros até 1 GB.

Pesquisas por voz

Através da funcionalidade Voice Fill, o Firefox passa a permitir pesquisas por voz nos nos motores de busca da Google, Yahoo e DuckDuckGo. Veja como tudo funciona e até pode já experimentar.

Bloco de notas integrado

O Notes adiciona uma simples página de notas na barra lateral do seu browser. Foram já adicionadas algumas opções básicas de formatação.

Envio de ficheiros até 1GB

Tem dificuldade em enviar ficheiros de grande dimensão? Com o novo Firefox tudo pode mudar. A Mozilla integrou o serviço Send no seu browser.

O Send permite-lhe carregar e encriptar ficheiros grandes (até 1GB) para partilhar online. Quando carrega um ficheiro, o Send cria uma ligação para que possa partilhar com quem quiser. Cada ligação criada pelo Send irá expirar após 1 download ou 24 horas, e todos os ficheiros enviados serão apagados automaticamente do servidor do Send.

Ao contrário de outras experiências Test Pilot, o Send não requer um extra e pode ser utilizado em qualquer navegador moderno.

E são estas as três funcionalidades que estão agora em “estágio” e que podem ser integradas na versão final do Firefox. São funcionalidades interessantes, mas a verdade é que podem ser realizadas com outras extensões. Se a integração destas funcionalidades não piorar a performance do browser… são sem dúvida uma boa aposta por parte da Mozilla.

Que funcionalidades deveria a Mozilla integrar para ser um verdadeiro concorrente ao Chrome?
Exit mobile version