Com as férias e com o tempo menos ocupado, podemos organizar os nossos ficheiros para que o nosso computador não se torne num caos. Então tomamos em mãos a tarefa de criar um arquivo organizado de todas as nossas imagens fotográficas, de todos os nossos documentos que fomos amontoando no disco, de todos os nossos registos musicais que fomos descarregando para as pastas e de todos os outros ficheiros que guardamos sabe-se lá para quê!
O ideal será colocar cada um no sitio certo, tendo em conta a qualidade e utilidade desse mesmo ficheiro. Essa tarefa é aborrecida, principalmente porque teremos que a fazer manualmente e aplicar também manualmente determinadas regras de organização, dentro das pastas que guardarão esses ficheiro. Para melhorar e atenuar esse esforço, podemos contar com o FileSieve.
Ao usar esta aplicação, podemos de uma só vez, se bem que também irá exigir algum tempo e método, mover ficheiros de muitas pastas, tudo de uma só vez, aplicando 13 diferentes atributos que os irão identificar para os agrupar.
Por exemplo: para copiar tudo o que é música de determinado local, teríamos de andar a copiar de uma pasta e colar noutra, voltar a outra pasta e voltar a colar noutra. Se fosse nos documentos, idem aspas, arrasta de um lado, fecha a pasta, abre outra… com esta aplicação é 5 passos poderá atalhar caminho.
Primeiro passo:
Sugiro que comece por criar um perfil de utilização, assim será sempre usado ou usados os atributos que definir, será também nesse perfil que irá escolher os ficheiros e as pastas para copiar ou mover. Se usar locais rígidos, se forem sempre os mesmo locais de origem, basta escolher o perfil que contem esses locais e esses estarão de imediato carregados. Com isso poderá criar vários perfis.
Depois escolha o local para onde quererá depositar os imensos ficheiros que irá copiar ou mover.
Segundo Passo:
De seguida escolha o local para onde serão copiados os ficheiros que irá aplicar os métodos. Em cada perfil, os locais alvo também são alterados.
Terceiro passo:
Já que falámos nos métodos, aqui é muito importante que perca um pouco de tempo a entender como funcionam estes métodos.
- Atributtes
- Biggest
- Consulidare
- Date Stamp
- Delimiter
- Extension
- MP3 Tag
- Owner
- Parent Rename
- Smallest
- Standard A-Z
- Substring
- Words
Basicamente cada método está a indicar o que aplica ao filtro para mover ou copiar os ficheiros, digamos que temos aqui uma ferramenta muito completa para gerir e para deslocar com organização avançada os muitos ficheiros que temos guardados.
Quarto passo:
Neste passo apenas tem de dizer se copia ficheiros e pastas, se os move, apagando do local de origem ou se apenas quer fazer uma simulação, para, por exemplo, determinar o espaço que irá ocupar este processo.
Quinto passo:
Neste último passo apenas dizemos se o que vamos copiar ou mover serão só ficheiros, só as pastas ou se ambos.
Depois é clicar no botão Start.
Outra grande vantagem é ser portátil. Quer isso dizer que a pode levar consigo e executar estes métodos sem ter de os padronizar.