Pplware

Filedrop – Transferência fácil de Mac para Windows

O Mac OS X traz uma tecnologia fantástica, o AirDrop. Esta tecnologia permite partilhar com outros Macs, dentro da mesma rede Wi-Fi com um simples arrastar e largar. O processo é mesmo muito simples, o AirDrop descobre na rede máquinas Apple com este recurso activo, automaticamente e permite de imediato a partilha. Mas é mesmo só entre Macs!

Mas vamos lá resolver o problema, para isso nada como instalar uma app fantástica que faz o mesmo mas com um sistema “híbrido”, que funciona tanto em Mac OS X como em Windows e em breve será portado para iOS e Android, chama-se FileDrop.

Esta tecnologia é muito simples de usar. Uma vez instalada nas máquinas, e estando a funcionar debaixo do mesmo segmento de rede Wi-Fi, os computadores encontram-se de forma automatica.

Mac à “escuta” de outras máquinas dentro da rede Wi-Fi com FileDrop

Depois é simples, arraste e largue dentro da janela do Filedrop…

Máquina do destinatário encontrada, arraste e largue

Esta acção, contudo, dá aso a que do outro lado, do lado do destinatário, seja disparada uma mensagem, para este aceitar ou não a partilha do conteúdo, de quem e que tipo de conteúdo.

Mensagem do lado do destinatário que poderá ou não aceitar a transferência

Agora é esperar que os dados enviados passem de um lado para o outro. Tudo depende do que partilha e da velocidade da rede.

Exemplo de transferência enviada concluída e existência de um download

A imagem em cima mostra duas informações interessantes: a primeira mostra que o que enviamos ao nosso destinatário teve êxito e está 100% concluído, em baixo mostra, junto ao botão download, um número, que é a quantidade de downloads que recebemos.

Local onde são descarregados os downloads

Nós podemos alterar a pasta para onde são enviados os ficheiros que recebemos de quem partilha algo connosco via Filedrop. Basta clicar nesse botão e escolher a nova localização dos downloads. É tudo muito simples e directo.

Fica aqui um vídeo demonstrativo do processo que em breve estará também disponível nos smartphones com iOS (e também em Android), aí esta app terá uma abrangência muito interessante, arredando do processo de transferencias e partilhas, serviços como o mail e até alguns serviços cloud, hoje usados para alguns destes serviços.

O limite de tamanho de cada ficheiro não “existe”, em termos lógicos, porque é uma partilha “de máquina para máquina”, mas há e deve haver o limite da razão, assim como deve ter em atenção de quem aceita conteúdos, por questões de segurança, aqui estão implicitas que as ferramentas que monitorizam os conteúdos existem na sua máquina e não no meio de transporte.

Obs: Não funciona no Windows RT.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac OS X
Download [Mac]: Filedrop 0.3.214 [28.10MB]
Download [Win]: Filedrop 0.3.214 [17.50MB]
Homepage: Filedrop

Exit mobile version