Uma excelente ferramenta para detecção de plágio
No mundo académico e não só, é comum descobrirem-se trabalhados copiados de outros e/ou cópias integrais e parciais de conteúdos disponíveis na Internet.Lembro-me, em tempos, de corrigir um trabalho em papel que lá pelo meio tinha a seguinte frase “….para mais informações, clique aqui”.
Actualmente o ser humano ainda não tem a capacidade de validar tudo o que é conteúdo e detectar de imediato se uma determinada informação foi plagiada ou não (…o Pplware sabe que está em fase de investigação um projecto Português que tem como objectivo auxiliar o cérebro humano com recurso ao motor de busca Google).
Actualmente são muitas as ferramentas para detecção de plágio disponíveis. A nossa sugestão de hoje vai para o fantástico Ferret (Furão).
Para quem não conhece, o Ferret é um software que tem a capacidade de analisar e detectar semelhanças entre vários documentos, identificando de imediato situações de plágio. O algoritmo associado ao processamento de texto deste software permite que, em poucos minutos, se consigam analisar centenas de documentos, independentemente do idioma utilizado.
O Ferret foi desenvolvido em 2006 por investigadores do Grupo de Investigação em Detecção de Plágio da Faculdade de Engenharia e Ciências da Informação da Universidade de Hertfordshire e está disponível gratuitamente.
Como usar?
A utilização do Ferret é muito simples. Primeiro o utilizador deve indicar quais os ficheiros a comparar. Após adicionados os ficheiros, basta carregar em Run Ferret.
Em poucos segundos/minutos (dependendo dos documentos), o Ferret apresenta-nos de imediato o índice de similaridade. De referir que o utilizador pode ordenar por documento ou por similaridade.
Carregando em Show Analysis, a ferramenta apresenta-nos de imediato quais os conteúdos plagiados entre documentos e também o numero de matches.
Documentos Suportados:
- Texto (.txt)
- Word (.doc, .docx, .rtf, .abw)
- Pdf (.pdf)
- Linguagens da programação:
- C/C++ (.h, .c, .cpp)
- C# (.cs)
- Clojure (.clj)
- Groovy (.groovy)
- Haskell (.hs, .lhs)
- Java (.java)
- Lisp (.lisp, .lsp)
- Prolog (.pl)
- Python (.py)
- Racket (.rkt)
- Ruby (.rb)
- Scheme (.scm, .ss)
- Visual Basic (.vb)
- XML/HTML (.xml, .html)
O Ferret é uma das ferramentas mais usadas para detecção de plágio. Os resultados da ferramentas são excelentes e é impressionante o timming de acção da mesma. Para quem pretender instalar o Ferret no Ubuntu, basta fazer o download do .deb aqui
Achas que estas ferramentas deveriam ser obrigatórias no mundo académico?