Pplware

FastStone Image Viewer 4.2 – Organize as suas fotos

Tirar fotografias passou a ser, para muito utilizadores, uma actividade corrente depois da introdução há uns anos atrás das máquinas fotográficas digitais. Além do preço das fotografias ficarem bem mais apetecíveis, podem acima de tudo disparar e criar fotografias de tudo e de todos os ângulos possíveis. Eu pelo menos é assim que faço e vejo-me sempre “a braços” com centenas, se não mesmo milhares, de fotos sobre o mesmo tema.

Depois é o trabalho de escolher, editar e corrigir; renomear e indexar tanta foto para mais tarde as poder encontrar. Para aligeirar o trabalho, gosto de imprimir índices das fotos.

Então uma das formas é usar a ferramenta de imprimir do Windows, mas esta é também um pouco limitada. Surgiu-me há uns tempos a ideia de usar uma ferramenta que já conhecia, aliás falamos já algumas vezes em ferramentas desta colecção da FastStone.

FastStone Image Viewer é uma ferramenta que permite muitas acções interessantes nas nossas imagens. Além de reparações podemos exercer sobre as fotografias muitos efeitos de transformação dando toques fantásticos ás imagens por nós criadas.

As pré-visualizações ajudam a organizar uma pasta com muitas fotos. Além disso temos muito o que renomear dentro dos estilos, locais e tipos de fotos. O Image Viewer é exímio nesta tarefa, podemos contar com inúmeras ferramentas para termos uma noção gráfica do que temos nas pastas.

Interessante a ferramenta de criar índices das imagens para podermos imprimir. Basta irmos ao menu Criar, de pois opção Construtor de folhas de contactos. Escolha no separador Lista de ficheiros quais as imagens a colocar nesse índice. De seguida vamos ao separador Definições. Agora ajuste o tamanho da imagem miniatura, o nome e aposição entre elas. Feito isto veja a Previsualização e crie um ficheiro em PDF para poder imprimir.

Mas pode fazer mais… muito mais. FastStone Image Viewer é rápido, estável e fácil de usar. Converte e edita os mais utilizados formatos de imagem (BMP, JPEG, JPEG 2000, GIF animado, PNG, PCX, TIFF, WMF, ICO e TGA) além disso oferece suporte para os formatos profissionais das máquinas digitais como o formato RAW (CRW, CR2, NEF, PEF, RAF, MRW, ORF, SRF e DNG).

É uma óptima escolha quando precisamos de ver, gerir, manipular, comparar, remover olhos vermelhos , redimensionar, cortar, ajustar, modificar tonalidades e enviar via mail as nossas preciosidades fotográficas.

Podemos ter rapidamente acesso a informações EXIF, podemos ter miniaturas para explorar as muitas funcionalidades e podemos adicionar um excelente slideshow acompanhado por um tema musical que mais se adeqúe à circunstancia. São mais de 150 efeitos de transições que abrilhantarão qualquer projecção que ofereça à família ou amigos.

Mas há ainda muitas outras ferramentas dentro desta ferramenta. Muito ainda por descobrir e por utilizar a nossa favor. Usem e abusem desta versão portable, assim nem precisam de criar uma instalação e podem transportar a aplicação convosco numa penUSB.

Alterações desta versão:

Pode ler aqui as alterações desta versão e das anteriores.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7
Download: FastStone Image Viewer 4.2 [4.44MB]
Download: FastStone Image Viewer 4.2 Portable [5.10MB]
Homepage: FastStone

Exit mobile version