A nossa colecção de CD’s pode, com o tempo e com o uso, estragar-se ou ficar comprometida. Cientes deste problema, é conveniente que façamos cópias para que possamos guardar e usar sempre que pretendemos. Tendo estes CD’s passados para um formato digital conseguimos coloca-los em qualquer leitor ou partilhar com quem pretendemos, em vez de entregarmos os nossos CD’s e assumindo o risco de problemas.
Existem diversas soluções para efectuar esta conversão, umas mais capazes que outras, mas todas oferecem um vasto leque de possibilidades aos seus utilizadores. O Fast CD Ripper consegue realizar esta tarefa de forma simples, mas com uma grande variedade de opções.
O Fast CD Ripper concentra em si uma funcionalidade muito apreciada em todos os utilizadores de computadores, e que é a capacidade de converter para formatos digitais os nossos CD’s de música. Tipicamente esta conversão é feita para o formato mais conhecido por todos e que é o mp3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3). Mas para além deste formato, o Fast CD Ripper consegue converter para muitos outros. São vários esses formatos e a maioria deles são os mais conhecidos dos utilizadores:
- CD para WMA9
- CD para MP3
- CD para OGG Vorbis
- CD para WAV PCM
- CD para APE (Monkey’s Audio)
- CD para FLAC
Para além de permitir uma conversão fácil, o Fast CD Ripper permite que consultemos as bases de dados CDDB e assim termos a nossa colecção completa e devidamente identificada.
A sua forma de utilização é simples e tem todas as opções centradas na sua interface principal. Basta colocarmos na drive o CD que pretendemos converter e lançar o Fast CD Ripper. Ele detecta automaticamente os ficheiros e prepara-se de imediato para a conversão.
O Fast CD Ripper suporta as principais funcionalidades deste tipo de ferramentas, tais como as tags ID3 ou a construção do nome do ficheiro em função da informação que recebe do CDDB. Tem ainda suporte para a criação de listas para Winamp.
É possível ajustar o Fast CD Ripper de forma muito pormenorizada, através das definições disponíveis. Podemos para além de afinar as configurações genéricas da aplicação, alterar parâmetros dos formatos de conversão, da forma como se constroem os nomes dos ficheiros muitas outras.
O Fast CD Ripper é uma ferramenta indispensável para todos os que têm grandes colecções de CD’s. Permite que efectuem cópias de segurança destes ou que os arrumem e não os usem para não se estragar. Passamos a ter tudo em formato digital que é muito mais simples de gerir e de transportar.