Já notou aquele brilho azulado dos ecrãs de computador? Já lhe aconteceu ligar o computador de noite e ficar completamente cego com o brilho que o seu ecrã emana?
Durante o dia, o ecrã dos computadores é agradável à vista – estes são desenhados para se destacarem da luminosidade. Mas às 21h, 22h ou às 3h da manhã, provavelmente este não será o aspecto mais confortável… Veja como é que o F.lux o poderá ajudar.
A premissa do F.lux é simples: adaptar a cor do ecrã do computador à hora do dia, mais quente à noite e mais fria (como a luz do sol) durante o dia.
Se costuma trabalhar ao computador quando o sol já se pôs, esta ferramenta é essencial para a saúde da sua visão. O F.lux fará com que o seu ecrã nunca sobressaia da luz ambiente, sendo por isso muito agradável à leitura.
Para configurar esta aplicação terá apenas de configurar a sua localização geográfica e que tipo de luz prefere. A partir de agora esqueça-o. O F.lux tratará dos seus olhos automaticamente.
Confesso que sempre fui um pouco reticente a este tipo de aplicações, preferindo o ajustar manual do brilho do ecrã com as teclas do portátil/ecrã. Acontece que, por exemplo nos portáteis, essas teclas apenas regulam o brilho da imagem. O F.lux faz mais que isso, regula a temperatura.
Ao início foi um pouco estranho, pois activei-o já era bem de noite, e por isso, a cor tornou-se num castanho avermelhado, algo que não me agradou à primeira vista. Alterei as configurações para retirar um pouco deste avermelhado, mas mesmo assim deixei-o ficar… E ainda bem, porque com o passar do tempo, os meus olhos foram-se habituado e agora se volto ao “normal” brilhante, é um choque tremendo!
O F.lux é leve (3MB ocupados em memória) e é multi-plataforma. Aconselho por isso a todos os que passam muitas horas em frente a esta máquina infernal.