Existem dezenas de tipos de formatos de compressão de ficheiros. Esta técnica que tem décadas de utilização, baseada em algoritmos de compressão onde o ARC foi um dos pioneiros deste método de diminuir o tamanho dos ficheiros. Hoje em dia são tantos os programas e os ficheiros existentes que o utilizador facilmente se perde na escolha. Uns reclamam pelo melhor resultado em termos de compressão, outros reclamam pelo menor tempo a comprimir e todos servem para o mesmo. Afinal o que é importante numa aplicação destas?
Provavelmente o equilíbrio é o menor consumo de recursos no sistema executando o mesmo que todos os outros. Se falamos em simplicidade então falamos do ExtractNow. Esta ferramenta permite-lhe extrair múltiplos ficheiros de forma simples, com apenas um clique. Para extrair os ficheiros compactados apenas arraste e largue no ambiente de trabalho do Windows, ou use o menu de contexto sobre o pack compactado.
Esta aplicação suporta ficheiros ZIP, RAR, ISO, BIN, IMG, IMA, IMZ, 7Z, ACE, JAR, GZ, LZH, LHA e SIT (Stuffit, popular nos Mac). É de facto uma ferramenta leve, com um consumo reduzido de recursos e com um amplo leque de formatos.
Características:
- Arrastar e largar as pastas para o Windows para as descompactar
- Interface simples e limpo
- Associa os tipos de ficheiros suportados
- Extrai ficheiros para a pasta corrente ou para uma pasta nova à escolha
- Minimiza na barra de tarefas
- Integração com o Windows Explorer via menu de contexto
Novidades desta versão:
- Adicionado o item ‘Extract to folder…’ ao menu de contexto
- Adicionada a opção ‘Close program if successful’
- Resolvido o problema dos itens do menu de contexto serem sobrepostos
- Resolvido o problema do menu de ajuda no Windows 7
- Resolvido o bug na opção “minimize to tray”
Podem ler aqui as novidades das últimas versões.