Um concorrente de peso para o Dreamweaver
Uma das questões que surge com alguma frequência entre leitores do pplware, é o pedido de ferramentas de desenvolvimento para a Web. Como utilizador do Dreamweaver, e depois de apresentarmos algumas sugestões com Expression Web 3, hoje decidi guardar alguns minutos para testar o novo Expression Web 4 da Microsoft.
Vamos conhecer alguns pontos chave desta ferramenta.
O Expression Web 4 apresenta um interface bastante organizado e muito completo. Para quem conhece o excelente Dreamweaver, ao experimentar o Expression Web 4 confirmará que as ferramentas são semelhantes em termos de funcionalidades.
Uma vez que há certos pormenores nas páginas web que tendem a variar de browser para browser, o Expression Web 4 permite fazer um preview em vários browser antes de colocarmos o site em produção. Desta forma podemos detectar e corrigir algum tipo de discrepância entre o site em desenvolvimento e posteriormente em produção, mediante o browser utilizado.
Principais funcionalidades:
- Editor de código profissional
- Gerador de CSS profissional e modificações on-the-fly
- Ferramenta visual de diagnóstico
- Suporte para a maioria das tecnologias Web
- Criação rápida, dinâmica e simples de Web-Sites
- Suporte para Web add-ins
- Facilidade de publicação
- Importação de ficheiros do photoshop
- SEO Reporting
Novidades do Expression Web 4
– SuperPreview – Permite visualizar e testar o site produzido em vários browsers e sistemas operativos
– Plataforma de concepção (desenho) de site
Possibilidade de criar paginas de estilo (.css) elegantes e modernas, e a capacidade de definir directamente no projecto a posição, tamanho, margens e padding dos objectos HTML.
– Ferramenta de Debug e Optimização (SEO tools)
Esta ferramenta fornece ao utilizador informações e recomenda melhorias a implementar a nível de código, no site em desenvolvimento, de forma a tornar o mesmo mais dinâmico e engine-friendly
Expression Web 4 + PHP Server
A pedido de alguns alguns utilizadores, (ainda com a versão 3 do Expression Web), deixamos aqui as instruções para poderem ter o PHP Server a funcionar em conjunto com o Expression Web 4. Certamente será útil para que já utiliza a versão 4, assim como foi útil, a passagem por este assunto recentemente, na versão 3.
Para facilmente integrar o PHP com o Expression Web 4, vamos começar por cria uma página .php.
Em seguida mandamos fazer um preview,e a aplicação vai indicar que nos falta configurar os parâmetros relacionados com o PHP. Para proceder a essa configuração, carregamos em Application Options
Depois de indicado os parâmetros, podemos começar a produzir as nossas páginas em PHP e usufruir de um PHP Server.
Considerações finais
Depois de alguns testes realizados, penso que esta ferramenta está bastante completa, comparando com outras que existem no mercado. A ferramenta é bastante leve e integra as linguagens Web mais populares. Possui uma ferramenta de debug e optimização, que permite ao programador “afinar” a programação desenvolvida.
Alguma dúvida, coloquem nos comentários que nós teremos todo o gosto em responder.
Artigos relacionados:
- Expression Web 3 – Um concorrente de peso nos WYSIWYG!
- Aptana Studio – Desenvolva aplicações Web em Linux