Por André Santos para o Pplware
Hoje, irei dar-vos a conhecer um concorrente muito pesado contra os produtos de edição profissional Web da Adobe.
O Microsoft Expression Web 3, da família é uma boa alternativa ao Rei dos editores visuais web, o Dreamweaver.
Um pouco de História:
Inicialmente em 1997 o FrontPage e o Dreamweaver “lutavam” pelo poder do melhor WYSIWYG, com o Dreamweaver a ganhar seguidores logo nos inícios dos anos 90.
Em 2003, a Microsoft lançaria o seu último produto denominado FrontPage 2003, com o DW a ganhar a maior parte do mercado dos editores de html com cerca de 80%, em Dezembro de 2006 foi cancelado o programa que era para ser lançado no pacote de aplicativos do Office 2007 e anunciado os seus 2 sucessores, o Expression Web e o SharePoint Designer, ambos parcialmente baseados no FrontPage.
A sua versão beta iria ser lançada no ano anterior ao anúncio, mas a versão completa foi lançada no mesmo mês e ano do anúncio do cancelamento do velhinho FrontPage.
A segunda versão lançada em 2008 permitiu aos utilizadores suporte a PHP e Silverlight.
A versão actual:
O Expression Web está actualmente na versão 3 e conta segundo a Microsoft estas 10 características:
- Editor de Código Profissional – “Color-Coding” (código colorido) para HTML, PHP, Javascript e CSS. Ainda fornecendo “feedbacks” sobre alguma violação das normas no seu código.
- Design Profissional – Motor sofisticado capaz de fazer renderizar muito o CSS, obtendo representações fieis na sua página de preview (Snapshot)
- Visionamento Visual e Diagnóstico – Com o SuperPreview (incluído com o Expression Web) poderá obter um Visionamento da sua página em dois Browsers um ao lado do outro, para efectuar um simples diagnóstico. Poderá ainda Visionar dentro do MEW uma pequena página de preview chamada SnapShot
- Suporte para várias Tecnologias – Amplo suporte para várias tecnologias como, PHP, HTML, XHTML, CSS, XML / XSLT, CSS, JavaScript, ASP.NET e ASP.NET AJAX, Silverlight, Flash, Windows Media, e Photoshop, bem como integração com o Microsoft Visual Studio e Expression Studio.
- Suporte Web Standard – Suporte para padrões modernos na Web como é o caso de HTML, XHTML, Strict / Transitional / Frameset e CSS 1.0, 2.0 ou 2.1.
- Dynamic Interactive Sites – Você pode facilmente adicionar Silverlight, Flash, Deep Zoom ou arquivos de Windows Media controlos drag-and-drop.
- Criar Gráficos Profissionais – Desenho de gráfico poderoso e ferramentas de edição da cópia incluída do Expression Design permitem explorar novas possibilidades artísticas e criar designs gráficos interessantes e ilustrações.
- Codificar vídeos em Silverlight – É possível codificar e inserir high-quality WMV, VC-1 e H.264 Silverlight vídeos, com a cópia incluída do Expression Encoder.
- Publicar Ficheiros com mais rapidez – Publicar ficheiros num servidor Web tornou-se mais fácil, quer seja FTP, SFTP, ou FTPS,o Expression Web publica de uma só vez os seus ficheiros em vez de transferir um por um.
- Importar Ficheiros Photoshop – Com o Expression Web poderá importar ficheiros .psd que o MEW irá converter para png, gif e jpeg
Outras Características:
Outras características que vale a pena salientar são:
- PHP Web Server – Com um tutorial que iremos depois fazer, poderá ver as suas páginas .php como vê normalmente em .html no SnapShot ou mandar o Expression fazer visualização Browser, sendo este dois obrigatório ter o Expression Web Aberto.
- Design Parecido ao DW – Como sendo por habito a guerra entre a Adobe e a Microsoft continua, desta vez o ataque da Microsoft, para além das outras características, foi o visual parecido ao DW, fazendo os clientes habituais da Adobe pensarem um bocadinho.
E como não podia deixar de ser aqui vai o vídeo do MEW [está em inglês]:
Os Tutoriais:
Muita pouca ajuda se encontra acessível e em português em relação a este programa, devido a isso nos meus próximos posts irei dedicar-me a fazer bons e prestativos tutoriais.
A Nossa Opinião:
Pelos vistos a Microsoft apostou forte nesta última versão, que apesar ser um programa pesadinho vale a pena.
Alguns prós, é o modo preview que se encontra em Panels>Snapshot, com alguns cliques e com Windows Binaries do PHP é possível ver também preview,
Tem também alguns contras como a área de trabalho complexa, um pouco difícil de entender nos primeiros dias.
Apesar de tudo, é um verdadeiro “campeão” dos editores visuais, que combina com o Notepad++ e Photoshop ou Gimp, traz maravilhas!
Outros Programas idênticos:
- Nvu – Editor leve de WYSIWYG e muito popular.
- Kompozer – Um dos mais leves editores WYSIWYG, deixa o código limpo…
- Adobe Dreamweaver – Concorrente ao MEW, muito bom…
- Notepad++ – Suporta a maior parte de todas as linguagens populares
Requisitos mínimos de Sistema:
- Microsoft Windows® XP (Verdadeiro!) com Service Pack 2, Windows Vista™ ou Windows 7.
- Pentium III/Celeron/Pentium M/Athlon/Duron com 1GHz e 1GB de memória RAM.
- 1,5GB de espaço no HD (2 GB Recomendado).
- Placa de vídeo com pelo menos 128MB compatível com Directx 9.0 (Shader Model 2.0)
- Conexão com Internet.
- Microsoft .NET Framework 3.5 com Service Pack 1
- Alguns produtos necessitam Silverlight 2.0 ou superior, Firefox 3.0 ou superior, Internet Explorer 7 ou superior e AJAX Suite.
- Necessário drive de DVD para instalação da versão completa.