Pplware

Exportar/importar definições do Opera

Na nossa produção diária de artigos procuramos trazer-vos ferramentas que vos permitam afinar o vosso sistema operativo e todas as aplicações que nele estão instaladas. Queremos que tenham as vossas máquinas o mais afinadas possíveis para que assim possam usufruir ao máximo delas.

Uma das vertentes que cobrimos são as diferentes actualizações de software. E como o “mercado” de browsers tem andado muito competitivo resolvemos apresentar uma ferramenta que vos permitirá transportar todas as definições e configurações do vosso Opera entre sistemas operativos ou entre reinstalações dos mesmos. É para isso que serve o Opera Settings Import & Export Tool.

Esta aplicação portátil permite que criem um ficheiro tar.gz com todas as configurações que tenham no vosso Opera. Permite assim que as levem, por exemplo, do vosso Windows para o Linux que entretanto instalaram, ou o processo inverso. Permite ainda que façam a reinstalação do vosso sistema operativo e que reponham as configurações que tinham antes.

Pode ainda encontrar perfis esquecidos e eliminar todo o “lixo” que uma instalação tende a acumular sempre que existe uma actualização.

Depois de lançada a aplicação e escolhida a operação pretendida (importar ou exportar) ela vai tentar detectar onde se encontra a vossa instalação do Opera. Caso não a detecte podem sempre identificá-la de forma manual, bastando indicar a sua localização no disco.

Após este passo o Opera Settings Import & Export Tool vai recolher todas as definições existentes nessa instalação e colocá-la numa lista para que possam ver os dados que vão ser exportados. Podem inclusive escolher os que pretendem guardar e os que pretendem deixar para trás.

Os itens que podem ser guardados são:

A lista é extensa e muito completa. No final é gerado e guardado um ficheiro com todos estes dados, num formato compactado para um mais fácil transporte do mesmo.

O processo de reposição é também ele muito simples. Basta que indiquem qual o ficheiro com o backup e quais os itens a serem repostos, isto depois do Opera Settings Import & Export Tool encontrar a vossa instalação do Opera.

Importa referir que os caminhos dos ficheiros .ini são corrigidos para que reflictam a nova localização do Opera no novo sistema operativo ou na nova instalação. E isto quer estejam em Windows ou em Linux.

Se são utilizadores frequentes do Opera e querem uma forma simples, rápida e segura de fazer cópias das vossas definições esta é uma ferramenta a ter guardada e pronta a utilizar. Foi testada num Opera portátil e funcionou de forma perfeita.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux
Download: Osie 0.993 Windows [536.06KB]
Download: Osie 0.993 Linux [855.53KB]
Homepage: Stu’s Opera Stuff

Exit mobile version