Exact Audio Copy permite ao utilizador retirar de um CD de áudio o seu conteúdo transferindo com elevada qualidade o mesmo para o disco rígido. Com esta aplicação pode, além de retirar o áudio dos suporte, retirar conteúdos existentes, normalmente em determinados CD’s aparecem vídeos e letras das musicas, entre outras informações. Tudo isso pode ser facilmente extraído.
Para suportar os elementos reprodutores a aplicação usufrui o interface ASPI do Windows, assim pode também em suportes SCSI e ATAPI utilizar a ferramenta. Em termos de velocidade de “ripping” esta não está atrás dos concorrentes, pese o facto que a velocidade não é ponto de desequilíbrio nestas aplicações, quanto maior for a velocidade mais probabilidade de erros e defeitos sonoros.
Mas a aplicação tem mais “pergaminhos”. Burst, é o método que permite recolher dados sem estarem sincronizados, dando ao utilizador a hipotese de ouvir o que irá sair, na qualidade escolhida o que potencia correcções antes de estar já o processo em curso. Quantas vezes ripamos um CD e só mais tarde ao ouvir demos conta que o som estava muito baixo, que a musica tinha falhas ou mesmo que existia ruído em partes do som.
Para se assegurar da qualidade do som “ripado” a aplicação baixa a velocidade de forma automática quando executa a cópia de forma a que o som em caso de erro possa ser o mais perfeito possível. Exact Audio Copy conta com um gestor de compressão áudio do Windows para compressão em formatos MP3 ou WAV. Também suporta ficheiros externos codificados em MP3, VQF, RA e AAC para compressão automática depois do processo de extracção. Pode também editar base de dados CDDB locais ou remotas, CDPLAYER.INI e informações ID3.
Outras afinações e modificações ficam ao seu dispor, cada um terá uma forma própria de usar esta ferramenta. Se quer alternativa ao existente no mercado, que tem vindo a perder qualidade, então utilize o Exact Audio Copy.