No caso de se pretender gravar apenas uma simples página (pagina, não site) o mais prático é abrir a página no Internet Explorer ou no Firefox e dentro do programa, seleccionamos “Guardar como”
Ao fazê-lo são criados em disco um ficheiro de abertura das páginas, e uma pasta com o mesmo nome, que contém todos os ficheiros necessários á correcta visualização da página: imagens, estilos, etc.
O processo anterior é o mais prático para se copiar uma (ou algumas, poucas) páginas para consultar sem a net ligada, e sem perder qualquer conteúdo. Mas, se o objectivo é copiar para o disco todo um site da web, então terá de se utilizar um programa apropriado, conhecido por “Offline Explorer”
Vou falar num programa pago e outro grátis.
O Metaproducts Offline Explorer 3.7 é uma solução paga (de que se pode recolher versões trial) e que. na edição Enterprise permite inclusive dispor de interface em português.
O WinHttrack 3.33 é um programa gratuito (GPL) e que nos permite capturar todo o site, ou apenas as páginas/tipos de ficheiros que desejarmos. A estrutura do site original é reposta no nosso disco local, e podemos “navegar” nesse site posteriormente sem ligação á net.