Apresentámos já no Pplware várias ferramentas que permitiam recuperar dados de discos, drives ou cartões de memória. Essas ferramentas já salvaram muita gente graças à facilidade com que olham para os discos e reconstroem toda a informação de forma rápida.
Mas já pensaram que da mesma forma que o fazem de boa fé e para vos ajudar estas ferramentas podem também ser utilizadas para vos retirar informação do PC? E nem sempre se limita a ser uma foto ou um mp3. Por essa razão devem estar munidos de ferramentas que vos permitem apagar de forma definitiva informação do vosso computador. E o Eraser permite isso de forma simples.
Sempre que um ficheiro é apagado ele não é fisicamente removido do vosso disco. Apenas é apagado o caminho para a zona onde ele está. Mas se o espaço for necessário ao sistema operativo ele é então ocupado e os dados são reescritos.
É com base neste conceito que as ferramentas de recuperação de dados funcionam, ou não. Tudo depende do facto de já ter sido escrita ou não informação nesse local. Elas constroem os ficheiros através da recuperação desses mapas e da recolha dos dados nos locais indicados.
O que o Eraser faz é escrever nessas zonas, e por diversas vezes, conteúdo aleatório. Desta forma torna-se impossível recuperar o conteúdo original. Mesmo recorrendo a métodos mais complexos que envolvem a manipulação de campos magnéticos nos pratos dos discos.
O que distingue o Eraser de outras ferramentas que existem, e que conseguem atingir os mesmos resultados, é a possibilidade de podermos agendar tarefas de eliminação. As possibilidades de agendamentos são imensas, desde a eliminação sempre que iniciamos o PC até ao agendamento periódico numa base diária ou semanal.
Na criação de novas tarefas, para além do agendamento temos de definir o que pretendemos apagar. As hipóteses dadas são um ficheiro simples, uma pasta (e onde podemos definir padrões de inclusão ou exclusão de ficheiros), o espaço vazio de uma drive ou a Reciclagem.
Caso pretendam podem integrar o Eraser no menu de contexto e daí efectuarem uma remoção segura e rápida de ficheiros, sem terem de recorrer à criação de tarefas ou sem terem de esperar que uma seja realizada.
As configurações do Eraser baseia-se maioritariamente na parte de remoção de ficheiros e conteúdos. Existe a possibilidade de escolher o método de remoção de ficheiros, o método de limpeza do espaço vazio e o método de geração de dados aleatórios. É ainda possível forçar o sistema a libertar ficheiros em utilização aquando da sua remoção. Caso pretendam podem ainda definir um ou mais ficheiros a serem utilizados para ocupar os removidos, por forma a aumentar o grau de remoção.
Esta é a forma mais segura de remover informação sensivel e privada dos vossos discos rigidos (ou outros suportes digitais). Caso tenham dados que pretendam remover não se limitem a apagá-los do disco. Garantam que essas zonas são sobrepostas com outros dados. Só assim garantem a segurança da remoção que efecturam. E o Eraser é uma ferramenta à altura do pretendido. Testem-no e tenham-no no vosso PC.