Pplware

Eraser 5.87 Beta 1

Eraser é uma avançada ferramenta de segurança, que lhe permite remover material sensível do seu disco rígido com elevados padrões de segurança. Pode arrastar e largar ficheiros e pastas para o triturador, conforme necessite, ou programar uma rotina sobre o conteúdo de determinada pasta, por exemplo o cache do seu browser. Óptima aplicação para quem não quer deixar rastos.

Depois de instalar podemos usar da forma mais simples: Clicar nos ficheiros que queremos apagar com o botão direito do rato e fazer ERASE. Seguidamente na lista que nos parece clicar em Erase.

Na caixa que se abrirá, poderemos escolher o grau de segurança com que o programa reescreverá (apagará) os ficheiros. Escolher de 1 a 35, sendo que 1 ainda permitirá a recuperação posterior de dados e 35 será um adeus para todo o sempre. Para isso ir a opções.

Aí temos os separadores no topo: files ou unused space. Files para apagar os ficheiros em que clicamos e que queremos apagar especificamente e unused space para apagar todo o espaço que temos vazio no disco duro HDD. Isto é uma forma de nos assegurarmos que todos os ficheiros que foram apagados noutras alturas sejam definitivamente varridos das pesquisas alheias.

De salientar que para apagar espaços grandes, com muitos gigas, com reescrita de 35 vezes por ficheiros, pode demorar horas ou dias. Depende sempre também da máquina e suas performances.

Depois de instalar, se o programa carregar ao iniciar o Windows sem ninguém lhe dar autorização para tal, basta ir a executar e escrever msconfig. Quando abrir a caixa, escolher arranque e desmarcar Eraser. De seguida reiniciar o PC para que o Eraser não arranque com o sistema sem necessidade ou autorização. Texto de Nuno Reimor.

Licença: GPL Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista Download: Eraser 5.87 Beta 1 [6.73MB] Homepage: Eraser

Exit mobile version