Há diversos programas que são perigosos na mão de quem não percebe. São perigosos em vários níveis, desde a segurança dos nossos dados, até à ameaça da integridade da própria máquina. Há que os guardar dos mais incautos utilizadores!
Claro que se tivermos uma máquina só nossa, o mais que pode acontecer é sermos nós o real perigo, mas este exemplo serve, acima de tudo, quando partilhamos computadores e de certa forma todos temos uma utilização livre do mesmo.
Bibliotecas sem as devidas restrições, máquinas caseiras partilhadas por pais e filhos, computadores familiares, máquinas empresariais com acesso partilhado, entre outros exemplos são ambiente propício a que possamos utilizar o Empathy.
Esta ferramenta impede que se execute uma aplicação, atribuindo-lhe uma palavra-chave sem a qual o utilizador não poderá despoletar o programa. Esta impede os ficheiros executáveis de arrancar.
Não é nada de muito elaborado, mas é muito eficaz até para regular acções no controlo parental!
O nosso leitor Gilberto Pereira enviou-me esta sugestão com o exemplo pessoal: em casa protege o messenger no computador para os filhos menores não o utilizarem até ele chegar a casa. É um exemplo!
Se utilizar a aplicação sem se registar, apenas poderá colocar um caracter na password, caso se registe e, aqui também é uma curiosa forma de registo, pois o Michal para atribuir a licença completa pretende que lhe mande um postal via CTT para a sua morada 😉 assim vai coleccionando postais de todo o mundo. Interessante!
Morada para adquirir registo (pelo preço do selo): Michal Strehovsky, Pri Panorame 28, 945 01 Komarno, Eslováquia