Pplware

Ekiga – O cliente open source VoIP

Ekiga (anteriormente conhecido com GnomeMeeting) é um softphone opensouce para telefonia IP (VoIP) e, com suporte para Windows e Linux. Suporta áudio e vídeo de alta definição, sendo que uma das maiores características é a integração com serviços de VoIP baseados no protocolo SIP.

O Ekiga foi o primeiro cliente VoIP a suportar H.323 e SIP.

Para quem não sabe o VoIP (Voice over Internet Protocol ou vulgarmente designado como Voz sobre IP) é uma das tecnologias de momento que permite aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através de uma rede de dados como por exemplo a Internet (convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais).

O SIP (RFC 3261) foi o protocolo proposto pela IETF para controlar o estabelecimento de chamadas telefónicas, de videoconferências, e outras ligações multimédia. Ao contrário do protocolo H.323, o SIP é um protocolo escalável, simples e flexível, tal como a generalidade dos protocolos da Internet.

Algumas características do Ekiga?

Como instalar o Ekiga 3.2.7 no Ubuntu 10.04?

Vamos aproveitar o trabalho feito pelo site WebUpd8, e vamos aproveitar instalar através do seu próprio PPA

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 && sudo apt-get update
sudo apt-get install ekiga

Esta é uma excelente aplicação para quem pretende ter um softphone gratuito. Desta forma não existe forçosamente a  necessidade de comprar telefones VoIP,para integrar com os serviços VoIP. Experimentem montar uma central telefónica (ver artigos relacionados) e estabelecer ligação com este cliente.

Artigos relacionados:


Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows e Linux
Download: [Windows] Ekiga 3.2.7 [17,42 MB]
Download: [Linux] Ekiga 3.2.7
Homepage: Ekiga

Exit mobile version