Depois de cópias e mais cópias de segurança dos ficheiros que considero mais importantes no meu PC, chega a uma altura em que ficheiros duplicados se confundem com os originais, dificultando a organização desta vasta floresta de informação residente no meu disco. Ou quantas vezes tenho cópias e cópias de fotografias que apenas diferem no nome? Se há coisa que me faz uma certa comichão, é saber que tenho espaço em disco desperdiçado pela minha (des)organização.
Uma boa ferramenta para a eliminação de ficheiros duplicados torna-se essencial. Depois de experimentar várias candidatas, eis que encontro o Easy Duplicate Finder.
Dotado de uma interface simples, muito poderoso e eficaz. Diversas opções de comparação de ficheiros, desde o simples tamanho até à potente comparação bit a bit. E um fabuloso sistema de remoção de ficheiros.
Se é como eu e gosta de instalar o mínimo de programas possível na máquina, pode sempre usar a versão portable da aplicação. Estas e outras pequenas aplicações, prefiro tê-las sempre à mão numa pequena pasta no disco ou mesmo numa pen USB.
Comece por iniciar a aplicação e verá a janela principal e única desta aplicação. Na parte superior pode adicionar facilmente um sem número de pastas a partir das quais o Easy Duplicate Finder procurará ficheiros duplicados.
Clique para aumentar
Na parte central da janela poderá activar e personalizar uma série de opções, desde máscaras para os ficheiros (deixe estar *.* para serem analisados todos os ficheiros), intervalos de tamanho dos ficheiros e ainda tem a possibilidade de ignorar ficheiros de 0 bytes e outros ficheiros de sistema, essenciais ao bom funcionamento do sistema operativo.
Na janela Settings pode escolher o método de comparação entre ficheiros, usando o CRC e tamanho do ficheiro ou ainda, se quiser uma comparação mais aprofundada, comparação bit a bit. É claro que este último método requer maior processamento e demora consideravelmente mais tempo. A comparação CRC mais tamanho é suficiente para a maior parte dos casos.
Agora que já configurou tudo o que precisa, vamos à parte interessante. Clique por isso no botão Start e a pesquisa e comparação de ficheiros terá lugar. Passados alguns momentos, dependendo da quantidade de ficheiros, é apresentada uma lista de ficheiros passíveis de remoção.
A aplicação procura agrupar os ficheiros supostamente duplicados, facilitando assim a sua identificação. Pode remover automaticamente todos os ficheiros duplicados, mas se for receoso como eu, talvez prefira analisar ficheiro a ficheiro, de uma forma rápida e na diagonal, de forma a ter a certeza quanto à sua duplicidade.
Para isso, clique com o botão direito do rato sobre cada conjunto de ficheiros e terá uma série de opções disponíveis que lhe facilitarão a eliminação dos ficheiros duplicados.
Sem dúvida, uma das melhores aplicações que conheço para a eliminação de ficheiros duplicados, de qualquer tipo, sejam eles imagens, músicas, ou quaisquer ficheiros generalistas. Recomendado.