Pplware

E se lhe roubam o portátil?

Já há várias semanas que ando para escrever alguma coisa sobre este tema. Vi em alguns sites menções ao “LaptopLock” um serviço de protecção e localização de portáteis roubados.

Confesso que tenho andado a testar a aplicação, a ler algumas apreciações quanto à eficácia e a trocar algumas impressões com alguns membros da equipa Peopleware. Mas… passo a explicar como funciona o serviço.

Primeiro e antes de mais temos de nos registar, gratuitamente no serviço, onde deixamos o nosso e-mail e password de acesso, posteriormente, já dentro do nosso perfil damos um nome ao nosso PC. É-nos atribuído um ID, uma identificação.

De seguida do lado direito da página temos a possibilidade de sacar a aplicação para preparar o nosso portátil.

Depois de instalada a aplicação temos de nos conectar ao serviço, indicando o “Account Email, o ID que nos atribuíram e a respectiva password escolhida. Feita a sincronização podemos agora configurar as opções.

Na opção “File Security” podemos acautelar a nossa informação. Aí dizemos o que queremos em caso de roubo que seja encriptado e o que queremos ver apagado, para não haver invasão a documentos sensíveis. Podemos adicionar pastas e ficheiros.

Na opção “Notifications Options” podemos deixar uma mensagem para o meliante, algo que o informa do crime e mesmo adicionar um som que o pc esteja em funcionamento. Para remover este software só sabendo a password ou então.. a ferros.

Na janela seguinte temos a opção de despoletar uma aplicação, talvez uma rotina com uma mensagem para o nosso mail, etc…

Como activamos o alerta? Quando dermos pelo roubo deveremos de imediato activar a nossa conta online no http://www.thelaptoplock.com e comunicar o roubo.

A partir daqui o serviço ficará à espera que o pc se ligue à net e aí será accionado o procedimento de segurança configurado no software que instalamos. Também será notificado da localização (possível) do portátil. Este serviço fora dos Estados Unidos é muito pouco eficaz.

Pode entrar na página do serviço e ver no mapa onde se ligou pela ultima vez a sua máquina. Pode ser que ajude.

Se a máquina for recuperada, pode usar a opção “Recovery Options” para desencriptar os dados seguros.

Fala-se com alguma insistência neste serviço como um precursor de serviços futuros de qualidade e utilidade nunca vista até hoje, dentro deste exemplo, eu não fiquei lá muito impressionado mas o leitor pode tirar as suas conclusões.

Homepage: LaptopLock

Exit mobile version