Já vos apresentámos aqui diversas ferramentas que podem usar para capturar imagens do vosso ecrã. Quase todas as formas e modelos foram cobertos, umas mais complexas e outras mais completas. Mas todas se resumiram ao mesmo. Necessitamos de converter em imagem uma parte do nosso ecrã. Sempre foi este o principio básico de uma ferramenta de captura de imagens.
Pois hoje apresentamos mais uma alternativa. Nada complexa e muito simples de utilizar. Falamos do DuckLink Screen Capture, também, conhecido como DuckCapture.
O DuckCapture é, como referido antes, uma ferramenta muito simples de utilizar quando pretendemos capturar imagens do ecrã. Sem as complicações de outras ferramentas muito mais complexas esta limita-se a fazer o que se propõe. E o que faz, garantimos que faz bem.
A sua interface minimalista permite que de forma rápida consigamos realizar a tarefa que pretendemos. Podemos fazer a captura de uma região do nosso ecrã, de uma janela de um programa ou a todo o ecrã. Basta que seleccionemos a opção pretendida e o DuckCapture torna o nosso ecrã opaco, deixando apenas o foco na zona que vamos capturar.
As hipóteses de armazenamento da imagem recolhida, e uma vez que não existe um editor de imagens incorporado, são a gravação em ficheiro ou a cópia para clipboard.
A sua integração plena na barra de tarefas permite que com a passagem do rato seja mostrada uma mini-janela com as 3 opções disponíveis. Também ai podemos escolher a opção pretendida. Esta é uma das grandes vantagens do DuckCapture.
As hipóteses de configuração são são muitas e dividem-se em três separadores. Opções gerais (General), onde definimos a inclusão ou não do cursorna imagem, o local para onde pretendemos enviar a captura e outras opções relativas à integração do DuckCapture com o sistema operativo. As opções relativas à gravação em ficheiro (Output File) limitam-se ao nome a atribuir e local a guardar, tipo de ficheiro e qualidade do mesmo. Por fim, nas opções de sistema (System), definimos se queremos integrar teclas de captura e quais vão ser utilizadas.
Esta é mais uma das muitas ferramentas boas que vos apresentámos para captura de ecrã. Salientamos como pontos positivos a sua facilidade de utilização, a simplicidade da sua interface e a integração bem conseguida com a barra de tarefas.
Se procura uma ferramenta para substituir a que actualmente utiliza para capturar imagens do seu ecrã esta é uma a ter em conta. Se não tem uma então teste esta e de certeza que vai gostar.
Artigos relacionados:
- PixClip 0.04a – Nunca um screenshot foi tão fácil
- Greenshot 0.7 beta
- Potato Screen Capture 1.0.428 Beta