Depois de ter sido prometido e de ter criado bastante ansiedade entre os potenciais utilizadores a Dropbox finalmente lançou a sua versão para Android. Tínhamos já feito referencia aqui que esta versão estava praticamente pronta e que faltavam apenas algumas afinações para que visse a luz do dia.
Agora também os utilizadores de Android podem usufruir deste sistema “cloud” com sincronismo multiponto. Aliás, tecnologias já utilizada nos PC’s e no iPhone. E nós vamos hoje mostrar um pouco sobre esta novidade.
Na verdade, o que a Dropbox lançou hoje não foi apenas uma aplicação nativa para Android. Libertou para o público uma API que permitirá a integração com muitas outras ferramentas. E a aplicação para Android faz uso dessa API.
Quando estamos a aceder à nossa conta do Dropbox, através da aplicação, estamos na verdade apenas a visualizar os ficheiros que estão guardados no nosso disco virtual. Se pretendermos visualizar/reproduzir ou enviar por email um desses ficheiros ele é então descarregado para o nosso telefone. Desta forma poupamos a tarefa complicada e exigente de estarmos periodicamente a sincronizar os ficheiros. O que sincronizamos é a nossa tabela de ficheiros. No entanto o envio de ficheiros do telemóvel para a nossa conta é imediato.
A interface da aplicação é muito similar à que é utilizada no iPhone, e que já apresentámos. Depois de configurarmos a nossa conta na primeira utilização somos levados para a aplicação propriamente dita. O ecrã principal que é mostrado é a raiz do nosso disco virtual. Ai temos as pastas e os ficheiros que o compõe. Podemos navegar livremente pelas pastas e visualizar os ficheiros.
Caso decidamos agir sobre um ficheiro, temos apenas de carregar nele e será mostrado um menu com as opções disponíveis. Podemos abrir/copiar o ficheiro, enviar por email ou partilhar o link esse mesmo ficheiro. Em cada uma dessas opções serão mostradas as aplicações disponíveis no telefone.
Caso pretendamos adicionar um ficheiro, temos apenas de chamar o menu (tecla menu) e depois escolher a opção Upload. Será mostrado um menu com as opções disponíveis.
As opções disponíveis são:
- tirar uma fotografia
- importar fotografia
- fazer um vídeo
- importar vídeo
- criar um ficheiro de áudio
- criar um ficheiro de texto
As configurações disponíveis são poucas e são acedidas através do menu. Depois devem escolher a opção Settings.
As opções disponíveis são a possibilidade de remover a associação entre o equipamento e a conta actualmente em utilização e a de repetir as tentativas falhadas de envio de ficheiros. Podem ainda, se pretenderem ver um vídeo sobre o Dropbox, recomendar o Dropbox a um amigo ou enviar feedback sobre a aplicação.
A instalação desta ferramenta para quem utiliza já o Dropbox no seu PC (ou Mac) é um passo necessário e fundamental. Basta que acedam ao Android Market e pesquisem por Dropbox. Podem ainda, se preferirem, apontar o leitor de códigos QR do vosso telefone para a imagem abaixo e o processo de pesquisa é feito.
Curiosa foi a forma como foi contornado o problema da constante actualização dos ficheiros (em caso de novas versões). Está bem conseguida e desta forma consegue-se assim poupar no tráfego internet. Só descarregamos a lista de ficheiros e pastas disponíveis e apenas quando necessitamos de aceder a um ficheiro ele é descarregado.
Mas para além da versão para Android foram ainda anunciadas várias novidades. A API já anunciada antes, uma nova versão para iPhone (versão 1.2) e uma versão para iPad. A versão deste serviço para BlackBerry estará disponível no próximo verão.
Passou ainda a ser possível a utilização do espaço disponibilizado por ferramentas de terceiros. Existem já algumas disponíveis e que podem ser consultadas aqui.
Este foi sem dúvida um grande passo que a Dropbox deu e irá com certeza permitir diferenciar este serviço dos diversos clones que começam a povoar a Internet.