Pplware

Dropbox Folder Sync – Sincronize pastas com o Dropbox

O Dropbox é um serviço multiplataforma muito interessante. Provavelmente será o mais representativo “exemplo cloud” no cenário actual da Internet. Tem um modelo de funcionamento simples: existe um espaço (2,25GB) na “cloud” que podemos subscrever gratuitamente, depois podemos colocar nas nossas máquinas um cliente que dispõe uma estrutura de directórios igual ao existente no serviço online. Em cada “ponta” que seja instalado o cliente (Windows, Mac, Linux, iPhone e Android) a estrutura será exactamente a mesma sempre sincronizada.

Isto em grosso modo é assim que funciona, mas o serviço, no sistema operativo tem uma característica que não me agrada!


Sempre que quero ter uma pasta sincronizada tenho que a arrastar para dentro do Dropbox, criando obviamente lentidão do ritmo de produtividade. A ideia é aligeirar as tarefas e não aumentar as rotinas do nosso workflow. Para isso foi criado na “incubadora” de aplicações para o Dropbox o Dropbox Folder Sync.

Basicamente esta ferramenta cria directórios “fantasma” ou symlinks (links simbólicos) que apontam para os originais, que foram de facto movidos para a pasta do Dropbox. Esses links simbólicos são “vistos” pelo sistema operativo como pastas efectivas, o que não comprometerá alguma ponto de “depósito” de ficheiros de qualquer aplicação.

Então como funciona?

Depois de instalarmos a partir daqui o Dropbox instalamos também o Dropbox Folder Sync.


Agora quando quisermos enviar para o Dropbox uma pasta ou um ficheiro, recorremos ao botão direito do rato e escolhemos no menu de contexto a opção Sync with Dropbox.

Nessa altura, a aplicação solicitará que crie a devida correspondência dentro do Dropbox, existente na sua máquina. Basta clicar no botão Change Dropbox folder settings e escolher dentro das pastas do Dropbox onde quererá criar a tal pasta de sincronização.


Basicamente temos facilitado o sincronismo. Botão direito e temos o assunto resolvido.


Para exemplificar, criei uma pasta (como podem ver na imagem acima) em C:\Users\Vitor\Documents\pplware e apliquei esta funcionalidade que deslocou a pasta pplware para dentro do Dropbox C:\Users\Vitor\Documents\My Dropbox\pplware. Continua no entanto no local original a pasta, que recebe ficheiros de aplicações sem que estas saibam que é uma pasta “fantasma”.

Obrigado aver pela sugestão. Podem ver aqui o comentário que deu origem a este post.

Artigos relacionados


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/win7
Download: Dropbox Folder Sync 1.2 [166,32Kb]
Homepage: Dropbox Folder Sync

Exit mobile version