Todos, ou quase todos, conhecem o fantástico serviço que o Dropbox nos oferece. A possibilidade de termos um disco virtual, alojado na Internet, é um dos serviços que depressa ganhou adeptos. Este serviço destaca-se pela facilidade com que podemos aceder aos nossos dados em qualquer lugar do planeta, ou a simplicidade com que podemos transportar dados de um computador para outros de forma transparente.
Pois desta vez foi apresentada mais uma versão que trás uma novidade que será do agrado de todos os utilizadores. Foi ainda disponibilizada uma interface mais atraente para a partilha de ficheiros entre utilizadores, através da página web do Dropbox. Que tal terem a possibilidade de gerar links de partilha (short URL’s) directamente do vosso explorador de ficheiros?
Esta novidade vem no seguimento da última que apresentámos e que passou a permitir que os utilizadores seleccionem as pastas a sincronizar. Esta pequena opção era uma das mais aguardadas pelos utilizadores do Dropbox.
A novidade de hoje trás para o computador dos utilizadores a possibilidade de criar links de partilha de ficheiros ou pastas que podem ser fornecidos a quem quiserem. Os links são encurtados utilizando um endereço da própria Dropbox (db.tt) e permitem o acesso directo a outra novidade que surgiu entretanto e que é uma interface redesenhada e com inúmeras funcionalidades.
Mas vamos separar estas duas novidades e mostrar cada uma em maior pormenor.
Cliente Dropbox
Esta versão que hoje disponibilizamos é mais uma das que são disponibilizadas para testes no fórum da Dropbox. Estas versões trazem quase sempre pequenas novidades que vão sendo testadas e preparadas para incorporarem as versões finais. São plenamente funcionais, mas sempre propensas a pequenos problemas.
A novidade desta versão, tal como já indicado, é a possibilidade de a partir do explorador de ficheiros do vosso sistema operativo poderem criar um link para partilharem com quiserem. Este link usa um mecanismo de encurtamento da própria Dropbox.
Basta que acedam à pasta onde têm os ficheiros partilhados e que em cima de qualquer ficheiro ou pasta acedam ao menu de contexto e naveguem para a opção Dropbox.
Ai dentro, para além das opções já existentes nas versões anteriores passam a ter a opção Get Shareable Link. Ao escolherem essa opção são enviados para uma página web onde vos é mostrado o ficheiro e o link a ser partilhado.
Para além desta novidade foram ainda corrigidos alguns bugs relacionados com a sincronização selectiva de pastas.
Nova interface de partilha
A partir de agora e sempre que criarmos um link de partilha, ele fica acessível através de qualquer browser. Mas este acesso ficou ainda mais facilitado e melhorado com a alteração estética e funcional que a Dropbox fez.
Em vez de termos apenas um conjunto de links apresentados e disponíveis para download, passamos a poder usar esses ficheiros directamente através do browser.
Caso sejam imagens partilhadas, podemos vê-las directamente através da apresentação destas com um plugin que as evidência e redimensiona para as dimensões do vosso ecrã. É sempre possível vê-las em tamanho completo.
Caso os ficheiros partilhados sejam ficheiros músicas ou vídeos, a página têm players incorporados que permitem que oiçamos ou vejamos tudo directamente a partir dessa página.
Naturalmente que se quisermos podemos em qualquer altura efectuar o download dos ficheiros.
Estas alterações na interface vão permitir uma melhor e maior utilização destes recursos por parte dos utilizadores. A possibilidade de podermos usar os ficheiros (imagens, sons e vídeos) directamente da página vem ainda dar mais valor a esta ferramenta.
O Dropbox está a tornar-se uma ferramenta ainda mais capaz e madura. Estas pequenas novidades têm que a equipa que o desenvolve tem uma grande capacidade de resposta aos pedidos dos utilizadores e de inventar novas funcionalidades para uma já grande ferramenta. Se ainda não a utilizam não sabem o que estão a perder… Testem-na e não vão querer outra ferramenta para partilha de ficheiros entre PC’s.