Pplware

DNSDataView – DNS para todos no Windows

Um dos serviços mais importantes na estrutura que é a Internet é o DNS. Com ele conseguimos converter nomes em endereços IP’s e conseguimos ainda obter um conjunto de informações sobre quem trata dos serviços de um determinado domínio. Considero-a como a cola que une toda esta estrutura e que permite que não tenhamos de decorar os difíceis endereços IP.

Os gestores de serviços têm muitas vezes de saber que IP trata de determinado endereço ou que IP responde por determinado serviço num domínio. A forma mais simples é recorrer ao famoso comando nslookup, que está disponível em todos os sistemas operativos, mas quase sempre através da linha de comando ou recorrendo a uma interface que faz a ligação entre este e o ambiente de trabalho. Para Windows existem algumas alternativas e por isso hoje apresentamos mais uma, o DNSDataView.

Com o DNSDataView podemos facilmente e no “conforto” do nosso ambiente de trabalho gráfico realizar todas as perguntas (querys) aos servidores de DNS e assim obter as respostas que pretendemos saber.

Com uma interface muito simples, apenas necessitamos de indicar qual ou quais os domínios que pretendemos inquirir. Colocamos esses domínios na caixa de texto da janela que aparece no arranque e podemos ainda definir que tipos de registo pretendemos recolher. Temos todos os tipos de registo presentes, desde os A, AAAA, CNAME, NS, MX, SOA ou TXT.

Cada um desses registos tem uma função específica e nem sempre pretendemos obter essas respostas ou pretendemos uma resposta específica.

Podemos ainda definir um servidor específico, havendo um campo para o colocarmos. Ao indicarmos esse servidor estamos a fazer as perguntas a ele e não ao que temos definido na nossa máquina (manualmente ou por DHCP).

Depois de bem definido aquilo que pretendemos perguntar ao servidor de DNS e de definidas as respostas que pretendemos obter só nos resta dar a ordem para que estas sejam feitas.

As respostas são apresentadas na janela principal do DNSDataView. Cada uma das linhas apresentadas corresponde a um registo. O tipo desse registo é também apresentado, na coluna Record Type. As colunas seguintes apresentam o host name, o endereço IP e outra informação útil.

Esta aplicação poderá não ser de utilização por parte de todos os nossos leitores, mas os que têm de administrar sistemas e serviços vão com certeza dar-lhe um grande valor. É completamente portátil e usa-se de forma muito simples. Pode e deve ser colocada na vossa Pen de SOS.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: DNSDataView 1.20 [38.25KB]
Homepage: DNSDataView

Exit mobile version