Disponível para Windows e para OS X!
Devemos também garantir que os sites a que acedemos e os downloads que fazemos são fontes seguras e livres de problemas, ainda para mais numa altura em que tanto se fala no controlo dos estados no acesso à informação e aos dados dos utilizadores
Para garantirmos esses acessos livres de problemas podemos usar softwares como o DNSCrypt.
Com o DNSCrypt podem garantir que os dados que são enviados e recebidos entre a vossa máquina e o servidor de DNS do OpenDNS a que estão ligados são feitos de forma encriptada e segura.
O DNSCrypt permite que se liguem aos servidores do OpenDNS ou a outros que esteja a usar e que permitam essa comunicação cifrada. Caso prefiram podem indicar que preferem apenas a utilização dos servidores do OpenDNS.
Além do Linux (ver aqui), esta ferramenta integra-se de forma perfeita com o Mac OS X e permite que activem e desactivem em qualquer altura, com um simples clique.
Ao terem a vossa comunicação cifrada entre a vossa máquina e o servidor de DNS conseguem garantir que os dados passados entre estes não são alterados e as respostas são diferentes daquelas que deveriam ser recebidas.
Numa utilização normal esta alteração não é notada pois apenas é alterada a forma das respostas, sendo estas cifradas e protegias. As respostas recebidas são depois convertidas para a forma normal e a utilização é feita de forma normal.
O DNSCrypt pode ser usado apenas para cifrar a comunicação com os servidores do OpenDNS ou para outros fins mais avançados.
As opções do DNSCrypt permitem que activem a comunicação cifrada com os actuais servidores de DNS, a escolha dos servidores do OpenDNS e a utilização do serviço Familyshield, que garante uma filtragem de conteúdos menos próprios e que queremos afastar das nossas máquinas. É ainda bloqueado phishing e malware.
Cada uma destas opções pode ser activada ou desactivada com um simples clique na opção pretendida. De imediato o DNSCrypt altera as nossas configurações da vossa máquina e está pronto a ser usado.
Como foi dito antes, a integração do DNSCrypt com o Mac OS X é perfeita e este encontra-se acessível nas preferências do sistema. Basta clicarem na opção DNSCrypt e acedem às suas definições.
Usem o DNSCrypt para dar um pouco mais de segurança no acesso à Internet que realizam no vosso Mac. A cifra dos dados que são enviados de e para o servidor de DNS garantem que estes não são alterados por outros que não pretendiam e que vos podem trazer problemas e acessos a sites que não pretendem.
É uma aplicação que se integra de forma perfeita com o Mac OS X e que podem activar e desactivar a qualquer momento. A sua utilização é de tal forma perfeita que nem dão pela sua presença.
Instalem o DNSCrypt e deixem de se preocupar com os servidores de DNS, quer usem os vossos ou os do OpenDNS.