Houve há algum tempo uma verdadeira guerra no serviço de DNS quando a Google passou a disponibilizar este serviço a qualquer utilizador da Internet. Foram feitas muitas comparações entre os muitos serviços gratuitos e os serviços que os ISP’s disponibilizam. Na verdade nunca se chegou a uma conclusão “universal” e o conselho que era comum na maioria dos casos era a utilização do serviço que apresentasse melhores resultados de utilização.
A forma mais correcta e simples de verificar os tempos de resposta dos diferentes servidores é através da utilização de software que efectue diversas querys ao servidor definido e que registe esses tempos. As querys devem sempre sempre feitas com endereços diferentes para evitar o efeito cache. Pois é precisamente isso que o DNS Performance Test faz. Testa o vosso serviço de DNS e cria um relatório e atribui uma pontuação.
Esta é a forma mais simples e rápida de testarem a velocidade de resposta do servidor que têm configurado. Sem terem de sequer se preocupar com a análise dos resultados.
O DNS Performance Test é composto apenas e só por 2 ficheiros. O executável, que é o programa em si, e um ficheiro de texto que vem recheado com domínios a serem usados para os testes. Podem editar e adicionar novos ficheiros ou podem criar um novo com os domínios que pretendem testar.
No arranque do DNS Performance Test, a lista que consta do ficheiro de domínios é recolhida e são escolhidos alguns para os testes. Consegue-se assim que, dada a grande quantidade de domínios que compõe essa lista, o teste seja bastante abrangente e fidedigno.
A interface do DNS Performance Test é simples e composta por dois separadores. No primeiro é onde são realizados os testes e onde são mostrados os resultados, na forma de um gráfico. Iniciem o teste com o botão Start e terminem-no com o botão Stop.
O segundo separador contém a análise dos resultados obtidos durante o teste. São apresentados valores que permitem calcular e aferirem da qualidade do serviço que vos prestam. Número de querys, melhor e pior tempos de resposta, tempo médio de resposta e tempo de resposta da última query são os dados apresentados para vossa análise. É ainda apresentada uma nota final que classifica o serviço de DNS que estão a usar.
Usem o DNS Performance Test para conseguirem avaliar o serviço de DNs que têm configurado. Alterem para outro que possam usar e testem-no também. No final escolham aquele que vos der melhores resultados.
Todos estes testes podem ser realizados em qualquer sistema operativo pois o DNS Performance Test está disponível para Windows, Linux e Mac.
Artigos relacionados:
- DNS – Mais um serviço para a Google dominar?
- Google DNS Helper – Mude para o DNS Google sem complicações …
- DNS Jumper 1.0.2 – Mais uma ferramenta de mudança de DNS
- DNS Benchmark – é hora de testar o seu DNS
- NameBench – Compare a velocidade do seu DNS