Quantas vezes copiei um ficheiro ou texto usando o atalho CTRL+C e depois acabei por perder o que tinha copiado? Bem, foram dezenas se não centenas… Decidi googlar e… voilá, surgiu o Ditto.
Já me aconteceu ficar realmente revoltado quando copio ou corto um excerto de texto num documento, depois não o colo imediatamente e acabo por copiar algo (mesmo que não seja texto) que vai sobrepor o que adicionei à área de transferência anteriormente. Embora já o Microsoft Office tenha resolvido esse problema, a área de transferência do Windows continua o mais primitivo possível.
O Ditto substitui por completo a área de transferência do Windows e está cheio de funcionalidades úteis.
Apresenta uma grande simplicidade no funcionamento. É possível colocá-lo always-on-top com clique duplo na barra azul, permite colar simultaneamente vários itens, permite copiar um item para uma localização de memória específica (por meio de atalho de teclado) e até sincroniza as áreas de transferência em vários computadores.
O atalho default para a janela do Ditto aparecer é CTRL+Ç. É possível alterar qualquer tipo de atalho já pré-definido. Tem até funcionalidades a mais para o que preciso, mas certamente que vou utilizar boa parte delas.
Para quem quiser, é possível alterar o idioma editando apenas o ficheiro English.XML. No entanto já existe tradução (incluída no Ditto) para português. É também possível trocar o tema.
Este vai já para o arranque do sistema 😀