Pplware

Disk Drill 3 – Como recuperar dados perdidos no meu Smartphone?

Perdeu fotografias no seu smartphone Android? Não sabe onde estão os contactos, mails e ficheiros no seu iPhone? Então hoje deixamos uma dica.

Vamos apresentar o software de recuperação de dados Disk Drill, um software que pode fazer “milagres” ao conseguir recuperar os dados que perdeu no seu smartphone.

Vamos recuperar dados perdidos no PC ou Smartphone?

O Disk Drill é uma ferramenta que se propõe recuperar informações que perdeu no seu smartphone (e não só). Pese o facto de poder igualmente recuperar do seu computador, hoje vamos incidir sobretudo na capacidade de recuperar dentro de dispositivos Android e iOS.

Tem algumas exigências, como por exemplo, para recuperar dados no seu Android este tem de ter root feito. Mas se não sabe o que é, veja aqui este artigo, vai ver que numa “hora de aperto”, onde perdeu dados importantes, este passo é o menor dos seus problemas. E é simples, vai ver.

Esta versão existe para Mac OS X, apresenta um modo BASIC que é gratuito e o modo PRO, pago mas mais poderoso e que consegue recuperar de forma mais profunda, em sistemas com tecnologias como HFS Extended, um sistema desenvolvido pela Apple para armazenamento dos seus ficheiros.

Mas há muito mais que poderá tirar partido no seu Mac, isto ainda fora do âmbito dos smartphones.

 

Como recupero dados do meu Android?

Entramos agora no campo de tentar recuperar dados dos smartphones. Se perdeu dados importantes como fotografias, documentos, contactos ou emails de dentro do seu smartphone, poderá usar esta ferramenta. Irá ter a possibilidade de recuperar o mais possível desse material desaparecido. Embora este software faça em iOS e Android a recuperação de dados, no Android terá de fazer um passo extra, o tal Root, que pode exigir um pouco mais de esforço… mas vai compensar.

 

Preparação

Para começar o processo, instale a aplicação no seu computador. Depois, no seu smartphone, desligue todas as outras aplicações, coloque em modo de voo e desligue outros serviços que tenha activos.

 

Ligar o seu Android ao Mac

Ligue o seu smartphone ao Mac. Deverá de imediato receber a informação no Disk Drill que se ligou um MTP device. Quer isto dizer a aplicação vê o seu smartphone, para já como um disco externo e não é isso que queremos. Temos de ir ao Android e activar a opção USB Debugging ou Depuração USB. Normalmente estará em Definições > Opções de Programador > Depuração de USB. Active e autorize este modo.

 

Deixe o Disk Drill aceder ao seu dispositivo

Irá ver todas as suas partições e drives existentes no seu Android. É agora a hora de fazer root ao seu Android. Se não sabe o que é, pode fazer uma pesquisa rápida no Google, mas poderá utilizar uma destas aplicações para o fazer. Como cada dispositivo tem o seu método, pesquise um guia que tenha o seu dispositivo, utilizando palavras-chave como “«modelo especifico do seu Android» + root” no Google.

 

Recuperar e esperar

Agora que a aplicação já consegue total acesso ao sistema de ficheiros do seu Android, clique em Recuperar e espere. Note que a aplicação estará a vasculhar todo o armazenamento do seu telemóvel para recolher os ficheiros que estão já identificados como apagados.

Como serão muitos os ficheiros que ele apresentará, poderá utilizar as várias vistas para agrupar ou optimizar a forma como os perfila, para ser mais fácil perceber quais são realmente os que pretende recuperar.

 

Como recupero dados do meu iPhone?

No smartphone ou no tablet da Apple é mais simples, isto é, basta ligar o dispositivo ao computador e o Disk Drill identifica de imediato o smartphone ou tablet permitindo logo executar a recuperação de dados apagados.

Irá demorar alguns minutos, dependendo do tamanho do armazenamento do seu iPhone ou iPad, até que a ferramenta disponibilize tudo o que encontrou apagado. Repare que vão ser encontrados ficheiros (fotos, músicas, documentos, contactos e muito mais) que foram apagados há muito tempo. Assim, poderá haver uma grande quantidade de dados mostrados que na verdade não pretende recuperar.

Podemos mesmo solicitar que a aplicação agregue os dados encontrados como sendo uma drive. Dessa forma podemos arrastar e largar esses dados para fora dessa drive virtual criada para esse efeito.

Depois de vermos tudo o que foi inspeccionado e identificado como elegível para recuperar, podemos seleccionar por pastas ou ficheiro a ficheiro. Para termos a certeza que é mesmo isso que queremos recuperar, usamos o modo de pré-visualização, clicando com a barra de espaço.

Feito isto só precisamos de clicar no botão Recuperar, indicar para que pasta queremos enviar os dados (podemos colocar no nosso computador para depois voltar a sincronizar com o smartphone) e esperar que os dados sejam tranferidos do smartphone para o disco do nosso computador. Está feito.

Quando temos muitos ficheiros descobertos nos nossos smartphones, podemos filtrar por tamanho ou mesmo por tipo, mas podemos igualmente dar a ideia ao software de quando é que foi apagado. Assim, a ferramenta ao inspeccionar a memória do smartphone, leva já o requisito do tempo e faz uma recolha mais apurada.

Além destes filtros, das funcionalidades de recuperação nos smartphones, há muitas outras que pode e deve usar, pois esta ferramenta funciona da mesma forma, com o mesmo rigor, quer no seu computador, num cartão SD ou mesmo numa Pen USB.

 

Opinião…

A versão gratuita só por si é muito interessante, mas, como cada vez mais temos dados sensíveis no nosso smartphone, não exclua a possibilidade de ter esta ferramenta comprada e totalmente funcional no seu computador. A qualquer altura pode ser útil para salvar o momento em que lhe desapareceu aquele documento importante, aquela foto única, o contacto de alguém que não pode ser perdido ou uma mensagem essencial para o seu negócio.

Exit mobile version