Com a utilização diária que damos aos nossos PC’s, seja ela qual for, tendemos a enchê-los de ficheiros desnecessários. Muitas vezes são registos de utilização ou ficheiros temporários que não nos fazem qualquer falta, mas que os programas insistem em gerar. Estes ficheiros ocupam espaço que, mesmo nos discos maiores, acaba por nos fazer falta.
O DiscCleaner propõe-se a acabar com este desperdício de espaço de disco de forma simples. Assim ficarão com o vosso disco limpo e com espaço para ocupar com coisas realmente válidas.
A forma como o DiscCleaner funciona é simples. Ele percorre o disco à procura de ficheiros tipificados como sendo desnecessários e coloca-os disponíveis para remoção. Cabe a cada utilizador identificar quais os que pretende eliminar.
Na sua interface principal é-nos mostrada as drives detectadas. Ai podemos remover as que não pretendemos que sejam pesquisadas. Depois de identificadas as drives a serem verificadas só temos de seleccionar o botão Scan Drives!.
Esta acção irá despoletar o processo de pesquisa de ficheiros nos discos. Como é natural este processo será tão mais demorado quanto maior for o vosso disco. No entanto não é excessivamente demorado.
No final desse processo será mostrada uma nova janela com a indicação dos ficheiros detectados.
Esses ficheiros estão agrupados segundo três categorias. Ficheiros temporários, ficheiros de registo (logs) ou “sobras” do sistema. Para cada uma dessas categorias podem eliminar ficheiros isoladamente ou em grupo. Existe ainda a opção mais simples que é remover todos os ficheiros das três categorias.
O fim do processo de limpeza de ficheiros é indicado para cada uma das categorias. No final podem fechar o DiscCleaner e verificarem o espaço em disco que conseguiram recuperar.
Esta ferramenta é portátil e poderá ser extremamente útil para situações em que os discos de um PC estejam demasiado ocupados. Pode e deve ainda ser utilizada periodicamente para efectuarem uma limpeza ao vosso sistema operativo e para recuperarem espaço em disco.