Pplware

Dica VirtualBox – Como (Re)Usar uma máquina virtual

Recentemente, devido a uma actualização “estranha” da Microsoft (KB2488113), fiquei sem acesso ao meu sistema. Tentei entrar via modo de segurança, tentei repor o sistema para uma data anterior…mas sem sucesso. Após algumas horas de luta, o cansaço ganhou e decidi fazer um backup da minha informação através de um LiveCD com Ubuntu.

Depois de voltar a repor o meu sistema Windows, precisei de usar uma máquina que tinha no meu antigo sistema e da qual também tinha feito backup.

Como usar essa máquina virtual de imediato sem ter de a voltar a instalar?

Por norma, coloco todas as máquinas virtuais (versões antigas do Windows, distribuições Linux, entre outros sistemas operativos) dentro de uma única pasta. Como tinha feito backup de todas as máquinas virtuais, fiz download do VirtualBox e mandei criar uma nova máquina virtual através do botão Novo.

Em seguida indiquei um nome para a máquina virtual e indiquei qual o sistema operativo.

O próximo passo é reaproveitar o “disco virtual” da máquina virtual já criada. Para tal, devem seleccionar a opção “use existing hard disk” e indicar a localização do mesmo no vosso sistema de ficheiros.

E está feito! A máquina virtual é reposta num instante e sem a necessidade voltar a reinstalar/configurar.

Depois basta arrancar normalmente a  máquina virtual e verificar que está tudo correcto. Para terminar deixo uma sugestão de outro. Conheces o site virtualboxes.org ? Lá encontram muitas máquina virtuais já configuradas e com através dos passos referidos anteriormente em 2 minutos temos uma máquina virtual a funcionar.

Artigos relacionados

Exit mobile version