O IE9 veio trazer uma lufada de ar fresco não só à Microsoft, mas também ao mundo dos browsers, sempre em ebulição. Trouxe consigo a resolução de um grande número de problemas que afectaram as versões anteriores deste browser, mas também um vasto leque de novidades que eram esperadas, até porque já constavam de outros browsers já disponíveis.
Uma das novidades que foram disponibilizadas é a capacidade de cronometrar o tempo que os add-ons levam a arrancar e propõe-nos que os desabilitemos, como forma de tornarmos o IE mais rápido e mais acessível no arranque. Esta funcionalidade é bem-vinda, mas tende a tornar-se irritante se não a configurarmos como devidamente. Mas como o fazer?
Esta medida e este comportamento do IE9 pretende facilitar-nos a vida e ser um polícia que nos alerta se algum add-on se tornar mais lento ou se estiver a impedir o correcto arranque do browser.
Mas como referi antes, se não for bem configurada esta função pode tornar-se bastante irritante pois em cada novo arranque do IE9 este alerta vai estar presente e pretende alertar-vos, mais uma vez, que podem tornar o vosso browser mais rápido se desabilitarem alguns add-ons.
Para configurarem esta função basta que, assim que esta mensagem vos for apresentada, escolham a opção Choose add-ons. Será aberta uma nova janela onde vos serão mostrados os add-ons que têm activos e o tempo que cada um deles demora a abrir. Esta lista está ordenada por tempo, sendo mostrado no início os que demoram mais tempo a serem abertos.
Vejam o tempo que o mais lento demora a abrir e devem tomar esse número como padrão para os restantes. No final dessa janela têm uma caixa de selecção onde devem alterar o tempo a ser usado para o alerta. Escolham um valor acima do que foi indicado como o mais lento e tudo deverá ficar resolvido.
No caso do IE9 apresentado nas imagens, passou-se de 0,2 segundos para 5 e o problema desapareceu. Ao alterarem o tempo para um valor superior os tempo apresentados passam de vermelho para cinzento, indicando que segundo esse novo tempo não iria ser apresentado qualquer alerta.
Terminem o procedimento com o carregar no botão Done. Podem, depois disso, fechar o IE9 e verificar que o alerta foi desabilitado correctamente.
Se pretenderem, na janela onde vão alterar o tempo de alerta, podem desabilitar alguns add-ons que não pretendem ter activos. A decisão é vossa e devem escolher bem os que pretendem manter. Todos os que ficarem vão atrasar ligeiramente o arranque do vosso IE.
Como puderam ver por esta pequena dica, quase todos os problemas que vos aparecem na utilização de software pode ser corrigido ou alterado para que esteja de acordo com o que pretendem. Por outro lado conseguimos também mostrar que excessos de segurança podem ir contra os desejos dos utilizadores e devem ser bem pesados antes de serem implementados.
O IE9 é um browser que veio entrar na guerra de browsers que tem vindo a ter lugar. Entra com as mesmas armas que os seus concorrentes e consegue os mesmos resultados que todos têm conseguidos. Lentamente começa a ganhar mercado e espera-se que nos próximos meses consiga cativar ainda mais utilizadores.