Quando formatamos o nosso sistema e instalamos um sistema operativo de novo, a nossa máquina até parece que ganha “asas”. Ao longo do tempo, a medida que vamos instalando e desinstalando aplicações, é normal que o nosso sistema comece a ficar lento no arranque, fazendo desesperar o utilizador. Depois de termos apresentado o Bootchart (uma ferramenta que permite registar todos os processos de arranque da nosso máquina em Linux), hoje vamos aprender uma pequena dica para Windows e Ubuntu.
Como sabemos, quando uma aplicação é executada esta é designada de processo. No entanto, existem processos que correm em backgroud e muitos deles servem mesmo de apoio ao sistema operativo (ex. spooler). Neste caso, a designação mais correcta para definir um processo que corre em backgroud é serviço.
Tanto no Windows como no Linux Ubuntu, existem ferramentas nativas que permitem activar/desactivar serviços que arrancam aquando do sistema operativo. Muitos deles são importantes, no entanto existem outros que podem ser simplesmente desactivos, melhorando o tempo de arranque do sistema.
Como ver e activar/desactivar serviços no arranque do Windows?
Uma forma de aceder facilmente aos serviços do Windows é através do comando msconfig. Para isso, basta aceder ao menu iniciar e escrever msconfig.
Já dentro do msconfig, no separador Startup podemos activar ou desactivar os serviços que pretendemos. Devem ter atenção que existem alguns serviços importante e fundamentais para o bom funcionamento do sistema operativo. Se assim pretenderem, podem deixar nos comentários quais serviços tencionam desactivar para nós darmos a nossa opinião.
Como ver e activar/desactivar serviços no arranque do Ubuntu?
Activar/desactivar serviços no Ubuntu é também bastante simples. Para isso basta carregar no botão de desligar e escolher a opção System Settings
De seguida escolhemos Personal no menu lateral esquerdo e em seguida a opção Startup Applications
Aí o utilizador tem a possibilidade de adicionar e remover serviços, assim como activar / desactivar os mesmos.
Apesar de existirem boas aplicações para controlar os serviços, a verdade é que as ferramentas nativas dos sistemas são muita das vezes suficientes. Mais uma vez referimos, que devem ter em atenção quais os serviços que vão desactivar. Se precisarem de ajuda….estamos cá!
Alguém conhece outras dicas para reduzir o tempo de boot de um sistema operativo?
Alguém conhece outras dicas para reduzir o tempo de boot de um sistema operativo?